Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 00:05
11/03/2021 as 14:00 | Por Guilherme Dorigatti |
Após dificuldades climáticas, Ipiranga do Norte/MT deve perder 35% na produtividade da soja
Safrinha milho também foi afetada e produção deverá ser comprometida
Fotografo: divulgação
Sem Legenda

Alguns produtores do município relatam perdas de até 80% em comparação ao registrado na safra passada.

Quebra foi após atraso no plantio, falta de chuvas durante o desenvolvimento e excesso de precipitações na colheita. Safrinha milho também foi afetada e produção deverá ser comprometida

Os produtores de Ipiranga do Norte no Mato Grosso estão próximos de encerrar as atividades de colheita da safra de soja 2020/21 com apenas 15% das lavouras ainda restantes. Porém, este foi um ciclo que não foi nada fácil na região.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Ipiranga do Norte/MT, Loinir Gatto, primeiro foi o atraso no plantio da safra, depois um período sem chuvas para prejudicar o desenvolvimento das plantas e, por fim, o excesso de precipitações que dificultou a colheita e causou muitas avarias.

Somando-se todos estes fatores, o resultado é uma queda média de 35% na produtividade registrada na safra anterior, que ficou em 64 sacas por hectare.

Alguns produtores da região contabilizaram quebras de até 80%. Outra dificuldade está sendo enfrentada no momento da entrega dos grãos nos armazéns em função do alto índice de avarias nas cargas.

A liderança destaca que ainda não houve relatos de descumprimento de contratos no município e que todos os produtores estão se esforçando para cumprir com os compromissos firmados, deixando a possibilidade de não entregar o que havia sido combinado apenas para o último caso.

O reflexo disso tudo será sentido também na segunda safra de milho. Gatto aponta que a área cultivada cresceu entre 10 e 12% no município, mas 50% das lavouras foram semeadas fora da janela ideal de cultivo.

A esperança agora fica por conta de um prolongamento das chuvas para o final de abril e começo de maio, afim de garantir bom desenvolvimento do cereal.

Fonte: Notícias Agrícolas

Jornalista:  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br   
Site www.brasilintegracao.com.br
feccebook  brasilpolicial@gmail.com




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil