Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Sábado, 20 de Abril de 2024 - 02:08
31/08/2020 as 21:00 | Por Stephanie Nebehay |
Autorização emergencial para vacinas contra Covid-19 precisa de muito cuidado, diz OMS
Após os Estados Unidos anunciarem que estão avaliando acelerar o processo para algumas candidatas
Fotografo: REUTERS/Kai Pfaffenbach
Pesquisador injeta candidata a vacina para Covid-19 em voluntário no início de ensaio clínico na Alemanha

As autorizações para uso emergencial das vacinas contra a Covid-19 precisam de "uma grande dose de seriedade e reflexão", afirmou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta segunda-feira, após os Estados Unidos anunciarem que estão avaliando acelerar o processo para algumas candidatas.  

 Embora todos os países tenham o direito de aprovar os medicamentos sem concluir os testes completos, "não é algo que se faz de maneira leviana", disse a cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, em um pronunciamento à imprensa.

O chefe da Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) disse que estaria disposto a contornar o processo normal de aprovação para autorizar uma vacina da Covid-19, assim que as autoridades estiverem convencidas de que os benefícios superem os riscos.

Com o Terra Construtor de Sites, você faz mais negócios
A gente ajuda você a ter seu espaço na internet: e você mesmo pode montar usando nossos templates. Aproveite!

A Rússia já concedeu aprovação regulatória para uma vacina contra a Covid-19 neste mês, após menos de dois meses de testes em seres humanos, levando alguns especialistas do Ocidente a questionarem a segurança e a eficácia do medicamento.

A abordagem preferencial da OMS seria através da obtenção de um conjunto de dados completos que poderiam ser utilizados para uma pré-classificação das vacinas, disse Swaminathan.

A OMS então consideraria a eficácia e segurança de cada um dos medicamentos com base em cada caso, acrescentou a cientista.

A OMS já utilizou remédios experimentais para combater o Ebola na África, uma medida que se mostrou bem sucedida, afirmou Mike Ryan, diretor do programa de emergências da entidade.

Mas ele ressaltou que a abordagem de acelerar o processo sem os testes completos necessita de monitoramento intensivo e trabalho de acompanhamento de segurança, e deve ser suspensa imediatamente caso ocorram problemas.

"Se você avança muito rápido para vacinar milhões de pessoas, você pode perder alguns efeitos adversos", acrescentou Ryan.

Fonte: Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.

Cooperador  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
Cuiabá e Municípios da Grande Baixada Cuiabana.
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br
Site www.brasilintegracao.com.br




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil