Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 02:30
09/12/2020 as 16:22 | Por Por Lorena Segala |
Bombeiros que atuaram no combate aos incêndios no Pantanal de MT são homenageados
Foram feitos desenhos e cartas de agradecimento de crianças e familiares dos profissionais.
Fotografo: Foto: Divulgação
Bombeiros e brigadistas receberam homenagem

Bombeiros, voluntários guardas-parques e brigadistas que atuaram no combate aos incêndios no Pantanal receberam uma homenagem do Sesc Pantanal, na última sexta-feira. Foram feitos desenhos e cartas de agradecimento de crianças e familiares dos profissionais.

Patrimônio natural da humanidade, o Pantanal perdeu mais de 4 milhões de hectares em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, sendo 29% da área total. Um número recorde que causou preocupação.

Foram dias, noites e madrugadas de muito trabalho em que homens e mulheres encararam a força do fogo longe da família e de quem se ama.

Helena Amorim que é filha de um guarda-parque ficou em casa e o sentimento era uma mistura de saudade, preocupação e orgulho.

“Foi muito difícil ficar longe dele porque a saudade era muito grande. A vontade de ver era maior ainda e quando ele chegou em casa foi gratificante ver ele entrando na porta.

Eu dei um abraço nele. Ele é meu herói, sem ele eu não estaria aqui e eu amo ele de mais”, afirma.

O guarda-parque do Sesc Pantanal, Alessandro Amorim, disse ter se emocionado.

“A homenagem foi maravilhosa, foi emocionante. Espero que ano que vem a gente tenha uma outra homenagem, mas sem ser de fogo, que seja de coisas boas, chorar de alegria”, afirma.

Comovidas com as tragédias e com o trabalho árduo de todos no combate às chamas, as crianças expressaram esse sentimento por meio de desenhos e cartas em homenagem aos heróis do fogo.

Para vencer essa guerra contra as chamas, os bombeiros receberam apoio dentro e fora do Pantanal. Foi necessário tecnologia e estratégias para combater o avanço do fogo.

O capitão e tenente, Monzaldo Souza, da Marinha - Fluvial de Mato Grosso, conta como foi receber essa homenagem para a Marinha do Brasil.

“É um prazer muito grande estar aqui recebendo essa homenagem para a Marinha do Brasil, essa bela homenagem, emocionante homenagem que foi prestada aos heróis do fogo que contribuíram tanto para salvar esse importante bioma brasileiro que é Pantanal”, afirma

Para o coordenador do Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (CIMAM), coronel Dércio Silva, o reconhecimento da comunidade nesses 100 dias de combate ao fogo foi muito importante.

“Para nós combatentes florestais que estivemos por quase 100 dias no Pantanal combatendo os incêndios, é muito importante o reconhecimento da comunidade escolar, mas também, de toda a sociedade que esteve engajada no enfrentamento dos incêndios florestais", afirma.

Fonte:  Por Lorena Segala, TV Centro América

Jornalista:  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
Municípios da Grande Baixada Cuiabana.
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br    
Site www.brasilintegracao.com.br
feccebok  brasilpolicial@gmail.com




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil