Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 23:57
25/08/2020 as 19:30 | Por Do UOL |
Com 1.271 novas mortes em 24 h, Brasil ultrapassa 116 mil óbitos por covid
As informações constam no último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde.
Fotografo: EDMAR BARROS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Homem trabalha em meio às sepulturas do Cemitério Nossa Senhora Aparecida, em Manaus

Os óbitos pela covid-19 atingiram 116.580 na tarde de hoje, com 1.271 novas mortes registradas nas últimas 24 horas.

As informações constam no último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde. Segundo a pasta, o país registrou 47.134 diagnósticos entre ontem e hoje e acumula 3.669.995 casos confirmados da doença decorrente do novo coronavírus.

O governo federal considera 2.848.395 pacientes recuperados e aponta 705.020 em acompanhamento.

Possibilidade de reinfecção O HC (Hospital das Clínicas) de São Paulo investiga sete pacientes com suspeita de reinfecção do novo coronavírus.

Os pesquisadores estão fazendo sequenciamento genético para entender se os vírus são diferentes, se houve alguma mutação ou se são os mesmos já registrados antes. A informação foi divulgada pela TV Globo.

Outros países também estudam a possibilidade de reinfecção. De acordo com a rede de TV holandesa NOS, dois pacientes — um na Bélgica e outro na Holanda — foram reinfectados pelo novo coronavírus.

Ontem, um homem de Hong Kong foi confirmado como o primeiro caso de dois diagnósticos da doença.

Registros de casos podem demorar sete semanas

 A divulgação de casos no Brasil pode demorar até sete semanas entre seu registro no sistema de saúde e a efetiva divulgação nos boletins epidemiológicos.

É o que aponta a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), que considera o longo período como um fator que pode ter atrasado a adoção de medidas no combate à pandemia.

Em estados como Amapá, Maranhão, Paraíba, Rio de Janeiro e Rondônia, os dados oficiais registraram o número máximo de casos de covid-19 mais de 50 dias depois de eles terem efetivamente acontecido.

Veículos se unem pela informação

 Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes recentes de autoridades e do próprio presidente colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Fonte: Do UOL, em São Paulo.

Cooperador  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
Cuiabá e Municípios da Grande Baixada Cuiabana.
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br
Site www.brasilintegracao.com.br




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil