Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 23:19
01/08/2020 as 17:34 | Por Alessandra Augusto |
Combate à violência contra a mulher
Devemos reforçar que violência é qualquer tipo de agressão, seja ela física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral e deve ser combatida
Fotografo: Ilustração
Sem Legenda

Durante a pandemia, houve o aumento de casos de violência contra a mulher. Devemos reforçar que violência é qualquer tipo de agressão, seja ela física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral e deve ser combatida.

Fatores como o aumento do consumo de álcool e drogas, problemas financeiros e com a saúde mental, podem ser gatilhos para revelar indivíduos agressivos.

Temos que levar em consideração que o agressor não se tornou violento durante a pandemia.

A violência é um comportamento aprendido em casa ou na sociedade.

Muitos acreditam que no período pós-pandemia as agressões vão diminuir, caso isso ocorra, a queda não corresponde à realidade.

Em lares que ocorrem essas agressões, as relações e os laços familiares já apresentam fragilidades, muitas vezes por conta de históricos de violência verbal e até física.

Para combater, devemos dar voz e credibilidade à vítima. Muitas vezes, ela fica desacreditada, pois parte dos agressores são sociáveis.

Isso faz com que estejam acima de suspeitas. Também é importante que vizinhos não se calem ao perceber algo que chame atenção.

Alguns serviços acessíveis estão na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, com atendimento voltado para violência doméstica, com suporte e encaminhando da vítima para a rede de apoio, medidas protetivas e abrigos.

Além disso, existe a campanha "sinal vermelho", em que a mulher pode recebe auxílio em farmácias ao exibir um "X" na mão.

Para casos urgentes, existem o Disque 180, da Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, e o 190, da Polícia Militar.

Dedico parte do meu tempo divulgando esses serviços e sendo voluntária do Projeto Justiceiras. Para combater a violência, precisamos de uma rede de apoio, com medidas e ações educacionais, sociais e jurídicas. Denuncie qualquer tipo de violência contra a mulher.

Fonte: Alessandra Augusto: Psicóloga e pós-graduada em Terapia Sistêmica e em Neuropsicopedagogia

Colaboração Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
Cuiabá e Municípios da Grande Baixada Cuiabana.
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br
Site www.brasilintegracao.com.br

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil