Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 19:23
15/09/2021 as 12:45 | Por Rosane Brandão |
Educação promove formação para técnicos que atendem alunos inclusos nas escolas da rede municipal
O curso vai contemplar cerca de 200 técnicos efetivos e contratados.
Fotografo: Assessoria
Sem Legenda

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel) promove no mês de setembro curso de formação para Técnicos de Desenvolvimento Educacional Especializado (TDEEs) que atendem alunos da educação especial e inclusiva nas escolas da rede municipal de ensino. O curso vai contemplar cerca de 200 técnicos efetivos e contratados.

A coordenadora de formação da Smecel, Vanilda Mendes, explica que serão quatro encontros presenciais, uma vez por semana, sempre às sextas-feiras, contabilizando carga horária de 40 horas.

Esses encontros obedecem todos os protocolos de biossegurança. A carga horária também inclui complementação através do desenvolvimento de atividades práticas realizadas na escola com os alunos.

Os conteúdos abordados referem-se ao histórico da educação especial inclusiva, enfatizando os tipos de deficiência, seu atendimento e a proposta de inclusão, contemplando também a área da saúde.

“A formação visa proporcionar aos TDEEs da área da educação especial e inclusiva o conhecimento de teorias e práticas para que desenvolvam o trabalho nas unidades de ensino de maneira mais eficaz, ajudando no desenvolvimento dos alunos com deficiência, tanto na parte cognitiva, quanto na parte motora”, ressalta.

Segundo a coordenadora-geral do Centro Municipal de Atendimento e Apoio à Inclusão João Ribeiro Filho, Benedita Loadir Pereira Leite, a formação pretende oportunizar conhecimentos na área da educação especial inclusiva aos TDEEs para que desenvolvam seus trabalhos de forma integrada, tendo conhecimento das deficiências e patologias dos seus alunos, bem como a prática para o desenvolvimento destes no processo de aprendizagem. “Através desse trabalho integrado do TDEE com o professor é que vamos ter melhores resultados na aprendizagem dos alunos com deficiência”, acrescentou.

A formação também vai promover reflexão acerca da prática com os TDEEs para que compartilhem suas experiências e conhecimentos referentes aos alunos atendidos e suas necessidades, com o intuito de desenvolver práticas que contribuam para o desenvolvimento dos mesmos.

“Queremos subsidiar profissionais desta rede para ações e procedimentos pedagógicos capazes de favorecer a educação, além de possibilitar aos alunos com deficiência uma aprendizagem significativa, tanto nas salas de recursos quanto nas salas comuns de ensino regular, de modo que a educação especial inclusiva ocorra de forma colaborativa e integrada ao ensino comum”, destacou a coordenadora.

A subsecretária da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Alice de Barros, destacou que a rede municipal de Várzea Grande tem um trabalho diferenciado e especial para atender os alunos da educação inclusiva.

“Essa formação dos TDEEs busca justamente a melhoria do atendimento aos alunos inclusos, buscando sempre a melhoria do ensino-aprendizagem”, ressalta.

A programação inclui palestras com os seguintes temas: “Políticas e Práticas na educação especial inclusiva”, proferida pela professora Sebastiana Almeida Souza; “Conhecendo e compreendendo a saúde mental dos alunos com deficiência na pandemia”, com a psicóloga Analinda de Siqueira; “Orientação e locomoção dos alunos com deficiência visual e baixa visão”, com a professora Pierina Zanioli; “Autopercepção da mastigação e deglutição”, pelas fonoaudiólogas Isabelle Delmondes e Elisabete Pereira de Moraes.

Contará ainda com uma palestra sobre primeiros socorros e Estudo Orientativo dos TDEEs, com as professoras Neryne Fransosi e Zélia Alves Vidal.

Fonte: Secom/VG

Colaborou:  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br    
Site www.brasilintegracao.com.br
feccebook  brasilpolicial@gmail.com
Em breve TVbrasilintegracaoWEB




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil