Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 00:50
21/09/2021 as 16:00 | Por Hiper Noticias |
Emanuel chama governador de covarde por mudança em nome da primeira ferrovia de MT
A mudança foi anunciada nesta segunda após a empresa Rumo assinar termo de concessão para construção do modal
Fotografo: Divulgação
Sem Legenda

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) afirmou na manhã desta terça-feira (21) que o governador Mauro Mendes (DEM) foi covarde em aceitar a troca do nome da primeira ferrovia estadual.

A então "batizada" de Ferrovia Senador Vicente Emílio Vuolo, agora se chamará Olacyr de Moraes. A mudança foi anunciada nesta segunda-feira (20) após a empresa Rumo assinar termo de concessão para construção do modal.

O governador está traindo a história de Cuiabá e de Mato Grosso. Isso é uma covardia e nós temos que reagir. A cuiabania tem que reagir, tem que sair do seu estado de certo conforto, de não reagir a nada, de um espírito pacífico para reagir e exigir respeito a nossa história, a nossa tradição, a nossa memória, aos nossos valores, ícones, a nossa cultura", afirmou à imprensa.

"Quem é o governador do estado para questionar a liderança de Vicente Vuolo no processo da ferrovia do estado.

Quando ele era um menino e andava de bermuda nas ruas de Anápolis, Vicente Vuolo já fazia história. Antes dele nascer, Vicente foi um dos prefeitos eleitos mais jovens de Cuiabá", criticou Emanuel.

O vídeo institucional da Rumo Logística pegou as autoridades presentes no evento de surpresa. Um deles foi o secretário Municipal de Agricultura e Desenvolvimento de Cuiabá, Francisco Vuolo, que representava o prefeito Emanuel Pinheiro no evento de assinatura.

"Isso é muito grave. Isso é uma agressão, além da deselegância, agressão à família que tem aquilo como patrimônio, é uma agressão à nossa história, a cuiabania.

Vuolo tem uma importância história para sociedade. Ele abriu Avenida do CPA, foi homem visionário que Cuiabá iria crescer para aquele lado", ressaltou Emanuel.

Ainda segundo Emanuel, Mendes andava de bermuda em Anápolis (Goiás) enquanto Vuolo fazia história em Cuiabá. "Antes de ele nascer, Vicente foi um dos prefeitos eleitos mais jovem da história de Cuiabá aos 32 anos.

Tinha sido deputado estadual, foi deputado federal, foi senador da República. Uma biografia extraordinária". "Quando ele [Mendes] andava de bermuda Vuolo levantava bandeira de forma visionária, que sonhava com a ferrovia para nossa Capital e integrar o nosso estado e como saída alternativa econômica para Mato Grosso do futuro".

Emanuel destacou que conversou com o deputado estadual Wilson Santos (PSDB), que é autor da lei 7.027/98, sancionada pelo ex-governador Dante de Oliveira, que denomina como Ferrovia Senador Vicente Emílio Vuolo, o trecho da Ferronorte que atravessa o estado de Mato Grosso.

"Wilson foi prefeito de Cuiabá, deputado federal e estadual, conheceu o senador Vuolo e conhece, como professor, a história do nosso estado. Pedi para que não traia Cuiabá.

Ele me mandou a lei que foi sancionada por Dante. Disse que está se unindo ao Eduardo Botelho (DEM), Carlos Avallone (PSDB) e mais um deputado. E vão fazer esse resgate histórico. Não vão deixar a memória de Vuolo ser atacada de forma tão gratuita”, ressaltou.

"Olacyr foi um homem que teve importante papel na história a iniciativa privada do país, mas não chega aos pés da história de Vuolo como visionário. Ele sim é um verdadeiro pai, visionário, pioneiro da ferrovia no nosso estado e isso é reconhecido por todos nós", concluiu Emanuel.

Ferrovia

O governador Mauro Mendes assinou o contrato de adesão junto à Rumo Logística S/A, nesta segunda-feira (20), para a construção, implantação e exploração de 730 quilômetros da primeira ferrovia estadual de Mato Grosso. As obras devem ter início no segundo semestre de 2022, após emitida a licença ambienta.

O governador apontou que o projeto prevê investimento de R$ 11,2 bilhões para a implantação da ferrovia estadual e que todo o recurso é 100% de iniciativa privada.

A ferrovia vai interligar os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, conectando-se à malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos (SP).

Fonte: hiper noticias

Colaborou:  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br    
Site www.brasilintegracao.com.br
feccebook  brasilpolicial@gmail.com
Em breve TVbrasilintegracaoWEB




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil