Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Terça-Feira, 23 de Abril de 2024 - 04:18
07/07/2020 as 18:07:25 | Por Por José Pereira |
Fenômeno La Niña pode ocasionar uma das maiores estiagens dos últimos 30 anos no Pantanal em MT
Com as altas temperaturas, o tempo seco traz outra preocupação. O número de focos de calor teve um aumento de 186% com relação ao ano passado
Fotografo: TV Centro América
Fenômeno La Niña pode ocasionar uma das maiores estiagens dos últimos 30 anos no Pantanal em Mato Grosso

As cheias que inundavam pastagens e vegetações no Pantanal de Mato Grosso não aconteceram esse ano. De janeiro até maio, o volume de chuvas ficou 50% abaixo do normal.

Segundo os meteorologistas, está previsto para este ano o fenômeno chamado La Niña, que pode ocasionar em uma das maiores estiagens que já tivemos nos últimos 30 anos.

Lagoas e rios estão cada vez mais baixos. O medo de quem cria os animais é que eles atolem ou que morram de sede.

O que mais preocupa é que o período de estiagem só está começando. O pecuarista Carlos Augusto da Silva Filho vive há 39 anos na região e diz que esse ano vai ter prejuízo.

“Eu vivo aqui 39 anos, essa sem sombra de dúvidas é uma das piores secas que eu estou presenciando e o que a gente nota é que vai ter prejuízo por causa da falta de água.

Este ano, nós vamos ter como prejuízo a mortandade do gado, o enfraquecimento sendo combatido com ração, um sal de melhor qualidade que o custo é bem maior do que a gente está acostumado, e com isso, a gente vai ter reflexo dessa seca no ano que vem, porque a reprodução vai ser tardia e bem menor da média”, afirma.

Além da seca, os aceiros precisam ser feitos para tentar prevenir o fogo, mas com a estiagem, é difícil devido a abundância de pastagem.

Se ocorrer incêndios, por mais que a área esteja protegida, ele vai entrar na propriedade e queimar a pastagem. Assim, os animais não vão ter alimento e os proprietários vão ter que gastar mais com ração.

Com as altas temperaturas, o tempo seco traz outra preocupação. O número de focos de calor teve um aumento de 186% com relação ao ano passado. De janeiro até maio, já são quase 2.200 registros.

Segundo o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Carlos Roberto Padovani, conta que a região sofre com a falta de chuvas há dois anos e por fenômenos climáticos esperados para 2020.

"Esse período de estiagem severo não são eventos inéditos na região do pantanal. Estiagens como essa a gente já vivenciou desde 1.900.

Ela também tem outra característica, de que depende do ano anterior. Como em 2019 também foi um ano relativamente mais seco, o acúmulo de falta água acabou intensificando e vai continuar, porque esse ano alguns meteorologistas estão prevendo o fenômeno La Niña que traz estiagem para a região”, afirma.

Segundo os meteorologistas, o La Niña influencia na quantidade de chuvas em todo o Brasil. Na região Centro-Oeste, o La Niña pode provocar a diminuição das chuvas ou uma grande instabilidade climática.

Essa instabilidade pode ocasionar na demora do período das chuvas, que normalmente começa em outubro e vai até março do outro ano.

No ano passado já tivemos uma seca severa com chuvas que começaram tardiamente e esse ano é provável, que isso venha a se repetir.

Essa sequência de dois anos pode consolidar uma das maiores estiagens que já tivemos nos últimos 30 anos.

Fonte:  Por José Pereira, TV Centro América

Colaboração Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
Cuiabá e Municípios da Grande Baixada Cuiabana.
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br
Site www.brasilintegracao.com.br




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil