Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 - 20:28
27/11/2020 as 16:35 | Por RDNews |
Hackers atacam o TRF-1 e site da Justiça Federal em Mato Grosso fica fora do ar
O grupo responsável pelo ataque divulgou uma série de estruturas de bases de dados que seriam de sistemas internos do TRF-1
Fotografo: divulgação
Sem Legenda

Uma suposta invasão hacker tirou do ar o site do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que inclui a Justiça Federal em Mato Grosso, nesta sexta (27).

O grupo responsável pelo ataque divulgou uma série de estruturas de bases de dados que seriam de sistemas internos do TRF-1. Em nota, o Tribunal afirmou que não houve comprometimento dos sistemas

Pelo menos oito usuários reivindicam a autoria do ataque. Eles publicaram as listas dos bancos de dados que se referem a bases de citações, de concurso do Tribunal, de processos referentes ao Supremo Tribunal Federal e também do TRFWEB.

São dados de períodos entre 2011 e 2016, ainda não há indícios de que dados recentes tenham sido acessados.

“Vazamento de dados do Tribunal Regional da Primeira Região (portal.trf1.jus.br). Isso é sério? um órgão tão importante com uma vulnerabilidade tão grave.. neste post estamos expondo "só" o conteúdo de 4 (cit, concurso, stf e trfweb) das 47 DBS, apenas para demonstrar que o TRF1 também é vulnerável.

Nosso objetivo não é causar o caos, nem prejudicar o TRF1”, diz a publicação dos hackers.

Até a publicação desta matéria o site do TRF-1 estava fora do ar e a assessoria de imprensa ainda não tinha um posicionamento.

A Polícia Federal recebeu a publicação dos hackers por e-mail e apura a situação.

É preciso lembrar, porém, que ataques como os de negação de serviço (DDoS), quando hackers simulam o acesso de um número massivo de usuários a um sistema para que esse sistema “caia” e fique indisponível, podem derrubar um site, mas não necessariamente fornecer acesso aos bancos de dados internos.

Desde outubro ataques vêm sendo feitos por diversos grupos aos sistemas do Governo Federal e também do Judiciário.

O mais famoso causou problemas à infraestrutura pública do Tribunal Superior Eleitoral no dia do 1º turno das eleições municipais, em 15 de novembro.

Há tentativa de mostrar falhas nos sistemas e indicar possibilidades de fraude, ainda sem comprovação, aos sistemas de votação.

A administração do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin), informa que, em decorrência de publicação veiculada em redes sociais de que ocorrera uma invasão ao ambiente tecnológico do TRF1, foram adotadas medidas preventivas para preservação do ambiente.

Assim, todos os sistemas do Tribunal foram colocados em modo restrito para permitir adequada investigação, sendo que, até o momento, não se identificou nenhum ativo de TI comprometido.

Fonte: RDNews

Jornalista:  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
Municípios da Grande Baixada Cuiabana.
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br    
Site www.brasilintegracao.com.br
Site brasilpolicial@gmail.com




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil