Fundado aos 12 de janeiro de 1970; Pelo Jorn Narciso Honório Silveira

Cidadão Repórter

(66)984060008
Cuiabá(MT), Quarta-Feira, 01 de Dezembro de 2021 - 02:49
06/09/2021 as 16:27 | Por Ailton Lima |
Médica do SAMU coordena equipe do Ciopaer em traslado de paciente com AVC de Água Boa para Roo
Conforme informações, o paciente Francisco Teodoro de 65 anos, é um bombeiro aposentado, morador de Rondonópolis
Fotografo: Assessoria
Sem Legenda

A médica Luciana Horta, coordenadora médica e plantonista do SAMU de Rondonópolis, realizou um feito inédito na última sexta, quando coordenou a equipe do Comando Integrado de Operações Aéreas - CIOPAER durante o traslado de um paciente de 65 anos de idade, que apresentava um quadro de AVC- Acidente Vascular Cerebral e estava internado numa unidade hospitalar no município de Água Boa - MT.

Conforme informações, o paciente Francisco Teodoro de 65 anos, é um bombeiro aposentado, morador de Rondonópolis e teria ido a Água Boa a trabalho quando passou mal e precisou ser internado, com um quadro de AVC. Ele inclusive chegou a fazer uma tomografia computadorizada num hospital de Querência-MT.

Então, um filho do bombeiro aposentado, procurou ajuda do SAMU e falou com a Drª Luciana Horta que estava de plantão no dia e iniciou os contatos com o comando do Ciopaer em Cuiabá, com a anuência e cooperação do Comandante do 3º BBM local ten. coronel BM Fabrício, bem como a supervisão do coordenador geral do SAMU Heusnan de Lima.

Segundo os registros do CIOPAER, depois de tudo acertado para o voo, com o major Weber e o Avalone do Ciopaer, na manhã da última sexta, a tripulação de sobreaviso do Águia 10 foi acionada para, em apoio ao SAMU de Rondonópolis, realizar o transporte aeromédico do paciente com quadro de AVC, do município de Água Boa até a nossa cidade.

HISTÓRICO DO VOO

O Águia 10 então decolou de Cuiabá às 13h40min para Rondonópolis, pousando aqui às 14h20, onde embarcou para a missão a equipe do SAMU composta pela médica Drª Flávia Campeão e o bombeiro enfermeiro Adriângelo. Em seguida a aeronave decolou para a cidade da Água Boa, pousando lá às 15h30.

O paciente foi embarcado cerca de 50 minutos depois e às 16h30min o avião decolou para Rondonópolis, pousando às 17h35min no Aeroporto Municipal Maestro Marinho Franco, de onde uma equipe do SAMU, agora chefiada pela Drª Luciana Horta seguiu de ambulância, resgatou o paciente, e o encaminhou para internação no BOX de Emergência da UPA-24 horas, onde recebeu atendimento até que saísse a senha da Central de Regulação para internação no Hospital Regional local, onde o mesmo se encontra internado e sob cuidados médicos.

Ato contínuo, o Águia 10 decolou de regresso para a capital Cuiabá, pousando no Aeroporto Marechal Cândido Rondon às 18h30.

Na verdade, esse foi um fato inédito e foi a primeira vez que uma médica local de plantão, coordenou um transporte aeromédico de paciente via Ciopaer até Rondonópolis.

“Isso foi inédito, porque não fazemos isso regularmente por aqui. E foi muito importante essa parceria, esse esforço conjunto para salvar uma vida, e que é a nossa missão”, explicou.

Segundo a Drª Luciana, existe um excelente relação entre a equipe do Ciopaer, o SAMU e Corpo de Bombeiros de Rondonópolis. “Eles são muito prestativos, sempre sinalizam ajuda e se colocam a nossa disposição sempre que precisar e houver condições”, disse a médica.

Vale dizer que o próprio secretário municipal de saúde, Vinícius Amoroso, elogiou e aplaudiu a ação conjunta do Ciopaer e SAMU, nesse esforço de salvar a vida de um rondonopolitano.

Fonte: Ailton Lima - Gcom

Colaborou:  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br    
Site www.brasilintegracao.com.br
feccebook  brasilpolicial@gmail.com
Em breve TVbrasilintegracaoWEB




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil