Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Sábado, 20 de Abril de 2024 - 01:27
26/08/2020 as 09:00 | Por Érika Oliveira |
Multinacional investe R$ 550 milhões e inicia operações de usina de etanol de milho em Nova Mutum
É a segunda unidade da empresa em Mato Grosso: a outra indústria está localizada em Sinop, com produção de 560 milhões de litros de etanol de milho ao ano
Fotografo: Foto: Reprodução
Sem Legenda

A unidade da Inpasa Brasil localizada em Nova Mutum (242 km de Cuiabá) começou a operar nesta quarta-feira (26), com capacidade para produzir 890 m³ por dia de etanol hidratado.

São 275 empregos diretos gerados e pelo menos três vezes mais de forma indireta. A planta industrial recebeu o investimento de R$ 550 milhões e movimentou cerca de 2 mil empregos durante as obras.

É a segunda unidade da empresa em Mato Grosso: a outra indústria está localizada em Sinop, com produção de 560 milhões de litros de etanol de milho ao ano.

"Agradecemos a todos nossos colaboradores pela dedicação ao projeto e aos profissionais dos vários órgãos competentes nas esferas municipal, estadual e federal que se empenharam para que esse grande empreendimento começasse a operar.

Quando uma indústria se instala, todos se beneficiam. Essa é uma conquista que mostra o espírito empreendedor da empresa. Mesmo em meio à pandemia, mantivemos as atividades, fortalecendo a economia do País e da comunidade", observou o diretor executivo da Inpasa, Rafael Ranzolin.

A Licença de Operação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que autoriza a produção do etanol de milho, foi liberada nesta terça-feira (25) e publicada hoje no Diário Oficial.

Além do etanol hidratado a partir de milho, a usina produzirá óleo de milho e DDG – farelo proteico produzido a partir da destilação dos grãos.

Com a entrada em operação da unidade da Inpasa em Nova Mutum, o Brasil passa a ter 16 usinas de etanol de milho em funcionamento.

A União Nacional do Etanol de Milho (Unem) projeta que no ciclo 2020/2021 sejam produzidos 2,5 bilhões de litros.

"Mesmo com a retração de demanda por combustíveis causada pela pandemia, a produção de etanol de milho cresceu 93% de janeiro a julho de 2020 em relação ao mesmo período de 2019.

Com a entrada em operação de quatro unidades ao longo deste ano, o setor ampliará sua capacidade instalada em mais de 1 bilhão de litros", analisa o presidente da Unem, Guilherme Nolasco.

Em março, foi inaugurada uma usina em Sorriso (MT) de 530 milhões de litros/ano. Agora, em agosto, a Inpasa inaugura a planta em Nova Mutum para produzir 320 milhões de litros.

Até o final do ano, há a previsão de mais outras duas indústrias começarem suas atividades, capacidade para produzirem juntas 200 milhões de litros/ano.

Fonte: Da Redação - Érika Oliveira/olhardireto

Cooperador  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
Cuiabá e Municípios da Grande Baixada Cuiabana.
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br
Site www.brasilintegracao.com.br




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil