Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 02:09
24/09/2021 as 19:08 | Por Por G1 ES |
Operação da PF investiga contrabando de migrantes para os Estados Unidos
No local da busca e apreensão foram encontradas 10 pessoas, sendo sete adultos e três crianças, em condições precárias, inclusive em barracas de camping.
Fotografo: Divulgação/Polícia Federal
Operação da PF investiga contrabando de migrantes para os Estados Unidos

Policiais federais cumpriram, na manhã desta sexta-feira (24), mandado de busca e apreensão em Fundão, na Região Metropolitana do Espírito Santo, em uma operação que investiga o contrabando de migrantes para os Estados Unidos.

De acordo com a Polícia Federal, a ação contou com a participação de 10 policiais e teve como objetivo, além do cumprimento da ordem judicial, a obtenção de novos elementos de prova para a conclusão das investigações.

Ainda segundo a PF, estão sendo investigadas duas pessoas pelo envolvimento na promoção de migração ilegal para os Estados Unidos.

Uma delas, inclusive, já foi indiciada e presa pelo mesmo crime em investigações realizadas pelo Grupo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e ao Contrabando de Migrantes da Polícia Federal de Minas Gerais. Os nomes dos investigados não foram divulgados.

No local da busca e apreensão foram encontradas 10 pessoas, sendo sete adultos e três crianças, em condições precárias, inclusive em barracas de camping. Inicialmente as pessoas confirmaram as suspeitas da polícia e seguiram para a Superintendência da PF, onde serão ouvidas e liberadas.

A PF disse que os investigados atuariam recrutando pessoas no Espírito Santo e em Minas Gerais com a finalidade de promover sua emigração ilegal do Brasil para os Estados Unidos, pela fronteira do México.

As investigações apontam que cada recrutado pagaria até 30 mil dólares pelo “pacote de serviços” que garantiria a chegada em solo americano.

Em Fundão, a dupla estabeleceu, segundo a PF, um verdadeiro entreposto de espera, um local onde aguardavam pela preparação de documentos, compra de passagens e demais arranjos necessários para a entrada irregular nos Estados Unidos.

Migração ilegal

De acordo com a PF, o número de brasileiros tentando ingressar ilegalmente nos Estados Unidos disparou neste ano. Estima-se que 150 brasileiros sejam detidos diariamente pelas agências policiais americanas, chegando a quase 5.000 por mês.

Não há dados que indiquem quantos brasileiros conseguem realizar a travessia organizada por grupos criminosos conhecidos por “coyotes”.

De acordo com a polícia, no ano fiscal norte-americano de 2018, foram documentadas 1.589 apreensões de brasileiros que ingressaram ilegalmente no país. No ano fiscal de 2019, esse número saltou para 17.890 apreensões.

Ainda segundo a PF, em relação ao ano fiscal de 2020, em razão da pandemia da Covid-19, o número de apreensões de brasileiros diminui, totalizando 7.014 casos. Com a flexibilização das restrições, no ano fiscal de 2021, ainda em curso, foi registrado o recorde de apreensões de brasileiros, 30.508 casos até julho de 2021.

Pessoas do Espírito Santo compõem o terceiro maior grupo nesse universo de detidos, atrás dos estados de Minas Gerais e Rondônia.

A Polícia Federal alertou que, apesar da mudança no governo americano com a eleição do presidente Joe Biden, as regras migratórias americanas não foram flexibilizadas, a travessia ilegal pela fronteira mexicana, além de cara, é perigosa e traz riscos inúmeros às pessoas.

Além disso, segundo a PF, "as organizações criminosas dedicadas a esta atividade não têm nada a perder". Há inúmeros relatos de agressão, estupros, furtos e até mesmo abandono dessas pessoas no deserto americano pelos “coyotes".

No começo deste mês, o corpo de uma brasileira de 49 anos foi encontrado durante uma patrulha de agentes norte-americanos em uma área desértica no Novo México, nos Estados Unidos.

Por g1 ES

Colaborou:  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br    
Site www.brasilintegracao.com.br
feccebook  brasilpolicial@gmail.com
Em breve TVbrasilintegracaoWEB




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil