Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Sábado, 20 de Abril de 2024 - 01:22
29/10/2020 as 17:18 | Por Regional |
Operação Ostensividade Total reforça policiamento em todas as cidades mato-grossenses
O comandante geral da Polícia Militar coronel Jonildo José de Assis lançou em todo Estado a Operação Ostensividade Total
Fotografo: Sd Rodrigues/PMMT
Sem Legenda

Em um ato simbólico, realizado no final da tarde desta quinta-feira na Avenida Fernando Correa, trevo de acesso ao bairro Tijucal, em Cuiabá, o comandante geral da Polícia Militar coronel Jonildo José de Assis lançou em todo Estado a Operação Ostensividade Total.

A partir desta data até o final de outubro as ações de abordagem, checagem de pessoas e veículos, barreiras em pontos estratégicos, entre outras, estarão reforçadas pela presença de policiais das unidades especializadas – Força Tática, Ciopaer, Rotam, Bope, Cavalaria, Ambiental e Trânsito.

Em Cuiabá, por exemplo, haverá um incremento de cerca de 150 policiais ao efetivo operacional que normalmente está nas ruas.

Para isso, a PM está levando para as atividades operacionais militares que ocupam funções administrativas, deixando nos quartéis e no Comando Geral apenas o mínimo necessário para questões de maior urgência.

O coronel Esnaldo Moreira, comandante do 1º Comando Regional, com sede em Cuiabá, destaca que o principal objetivo é manter os índices criminais em queda.

Esnaldo citou como exemplo as ocorrências de roubos, que no primeiro semestre de 2020 apresentaram queda de 31%, segundo dados da Secretaria de Segurança.

De acordo com Esnaldo, além de rondas e barreiras ostensivas, a Operação Ostensividade Total terá ações planejadas a partir das análises criminais feitas pela PM.

Isso significa, observa ele, que os policiais atuarão em locais e horários em que essas análises apontaram maior incidência de crimes.

O comandante geral, coronel Assis, lançou a Ostensividade Total assinalando a importância dessa operação nesse período do ano. Conforme Assis, entre os meses de agosto, setembro e outubro há uma tendência de aumento das ocorrências criminais, uma previsão que a PM quer impedir que se concretize.

Mesmo porque, lembrou ele, os primeiros seis meses de 2020 registraram quedas significativas nos índice de violência (roubo à residência 57%, roubo e furto a pessoas caíram 67% e 58%, respectivamente)

Nesse primeiro mês de operação, informou Assis, a PM atuará com foco na redução dos roubos, sem que para isso prejudique a prevenção e repressão a outras modalidades de crime, como furtos e homicídios, citou.

O comandante também fez referência à crise gerada pela pandemia da Covid-19, que também exigiu grande empenho da PM.

Ele disse que agora, com a flexibilização das atividades comerciais e a população voltando a circular mais nas ruas, é necessário fortalecer a repressão à criminalidade.

O lançamento da operação foi simultâneo nos 15 comandos regionais da PM: Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Tangará da Serra, Juína, Alta Floresta, Vila Rica, Primavera do Leste, Ponte e Lacerda, Água Boa, Nova Mutum e Peixoto de Azevedo.

Fonte: Regional

Jornalista:  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
Municípios da Grande Baixada Cuiabana.
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br    
Site www.brasilintegracao.com.br




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil