Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 11:33
06/07/2020 as 18:24 | Por Por A Tribuna |
Polícia Civil: Delegacias cumprem mandados contra roubo e estelionato
Operações distintas realizadas na cidade de Rondonópolis resultaram em prisões e apreensão de armas
Fotografo: Foto: Divulgação
Armas e munições apreendidas durante cumprimento de mandados

A Polícia Judiciária Civil, por meio das delegacias Regional e Especializada de Roubos e Furtos (DERF), deflagrou duas importantes operações na cidade, para o combate dos crimes de roubo de cargas e estelionato.

Logo nas primeiras horas da manhã de ontem (25), policiais de Rondonópolis cumpriram oito mandados de busca e apreensão na cidade, em apoio a uma investigação da Polícia Civil de Minas Gerais.

Os mandados foram expedidos pela Justiça de Minas Gerais como parte de uma investigação conduzida pela Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas de Belo Horizonte, que apura crimes praticados por um grupo criminoso com atuação em quatro estados: Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Os policiais civis aprenderam diversas armas, a maioria espingardas, munições, carregadores, cartuchos, celulares e computadores nos endereços visitados em Rondonópolis.

Uma pessoa foi presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, e autuada pelo delegado regional de Rondonópolis, Thiago Damasceno.

O material apreendido na cidade será encaminhado para a delegacia responsável pela investigação, em Minas Gerais.
 

Segundo as informações que foram repassadas, o principal objetivo dos cumprimentos dos mandados em Rondonópolis foi apreender materiais que possam comprovar o elo de rondonopolitanos que podem estar envolvidos com a quadrilha que age nos quatro estados.
Operação Fidere

Ainda em Rondonópolis, a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos – DERF, também cumpriu mandados de busca e apreensão e de prisão contra um suspeito de praticar crimes de estelionato em diversas cidades de Mato Grosso.

A Polícia Civil estima que o golpe tenha movimentado, aproximadamente, R$ 300 mil em dois anos. Foram identificadas até agora 27 vítimas em Rondonópolis, Paranatinga, Novo São Joaquim, Itiquira, Jaciara e Guiratinga.

 Segundo informado pela Polícia Civil, as investigações começaram ainda em 2019, após diversos registros de boletins de ocorrência nas cidades citadas.

As vítimas informaram à Polícia Civil que tiveram seus nomes negativados pelos serviços de proteção ao crédito (SPC e SERASA) por inadimplência em contratos de empréstimos bancários, em que figuraram como avalistas, sendo que nunca contrataram ou deram anuência para as operações.

A DERF informou que Rogério Diego Araújo Mantovani, de 34 anos, foi preso, sendo que o mesmo responde a outros inquéritos policiais pelo crime de estelionato.

Conforme a DERF, ele se passava por representante de uma empresa de assistência médica, “Economy Brasil”, negociando planos de assistência em saúde para diversas pessoas em cidades de Mato Grosso, oportunidade em que recolhia assinaturas eletrônicas e cópias dos documentos pessoais das vítimas para a formalização dos contratos.

Em comunicado, a Polícia Civil informou:


“Em posse dos documentos e assinaturas eletrônicas digitalizadas, o indiciado contratava empréstimos bancários em seu nome e de pessoas jurídicas de sua propriedade utilizando os dados dos clientes com quem havia negociado planos de assistência médica, que ficavam como avalistas dos empréstimos, sem o conhecimento ou anuência das vítimas.


Após a inadimplência dos pagamentos, as instituições bancárias começavam a cobrança e negativação dos avalistas/vítimas, oportunidade em que descobriram que foram vítimas do crime de estelionato”.

As investigações prosseguem e a Polícia Civil solicita que, caso alguma vítima ainda não tenha registrado boletim de ocorrência, que procure a DERF.

 
FONTE: Patrícia Cacheffo | Da reportagem

Colaboração Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
Cuiabá e Municípios da Grande Baixada Cuiabana.
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br
Site www.brasilintegracao.com.br




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil