Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 03:28
19/11/2020 as 17:33 | Por Alecy Alves | Secom-MT |
Polícia Militar e Corpo de Bombeiros celebram o Dia da Bandeira
O evento foi realizado na manhã desta quinta-feira (19) na Praça das Bandeiras, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá
Fotografo: Foto por: Sd Elias/PMMT
Solenidade militar conjunta de comemoração ao Dia da Bandeira, importante símbolo nacional

Em uma formatura conjunta, realizado na manhã desta quinta-feira (19) na Praça das Bandeiras, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros celebraram o Dia da Bandeira.

Além de reverenciar o mais importante símbolo da República Brasileira, instituído pelo Marechal Deodoro em 19 de novembro de1889, em substituição a bandeira portuguesa do período imperial, o ato serviu para incineração de bandeiras inservíveis, danificadas e desgastadas pelo tempo.

É que somente nesta data as bandeiras podem ser descartadas por meio da queima, como prevê o Decreto Federal nº 2243, de 03 de junho de 1993 que regulamenta continências, honras, sinais de respeito e cerimonial militar das forças armadas.

Para o subchefe de Estado Maior da Polícia Militar coronel Wankley Corrêa Rodrigues, o Dia da Bandeira é uma data muito importante na história do Brasil.

Rodrigues observou que ao celebrar esse dia a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros desejam despertar não somente nos policiais, mas em toda a sociedade, o sentimento de patriotismo e respeito pela Pátria.

A Pátria que concede condições, direitos e liberdade aos seus cidadãos na busca por um futuro de progresso e conquistas coletivas e individuais.

O comandante do Corpo de Bombeiros coronel Alessandro Borges Ferreira lembrou que em seus desenhos e cores impressas a Bandeira remete ao Brasil como nação, com o verde da biodiversidade ambiental, o azul das águas em abundância, o amarelo das riquezas minerais e as estrelas dos Estados e a união dentro dessa diversidade que é o país.

No entendimento do Cel Alessandro, cada cidadão em seu lar, local de trabalho e outros ambientes sociais deve praticar o patriotismo e o amor pelo Brasil por meio do culto à Bandeira.

A incineração, diz, representa a renovação do compromisso com a sociedade e o sentimento de servir ao país.

Fonte:  Alecy Alves | Secom-MT

Jornalista:  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
Municípios da Grande Baixada Cuiabana.
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br    
Site www.brasilintegracao.com.br
Site brasilpolicial@gmail.com




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil