Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 - 22:19
09/02/2021 as 20:16 | Por Claudia Lazarotto |
Prefeitura promove Dia de Campo do Horta Viva
O prefeito Ari Lafin também deve participar do encontro
Fotografo: Fotos: Arte: Bruno Maia/SAMA
Sem Legenda

Imagina aquele prato bonito, cheio de cores e regado a muitos vegetais recém colhidos. Dá agua na boca, né? E você já pensou em cultivar uma horta em casa? Se você tem essa vontade, amanhã é um dia especial para descobrir como cultivar  abobrinha, quiabo, milho verde, dentre outros vegetais.

Isso porque nesta quarta-feira (10), será realizado o Dia de Campo do Programa Horta Viva. O evento, organizado pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), será realizado no Lote 158 do Assentamento Jonas Pinheiro.

De acordo com o gestor da pasta, Marcelo Lincoln, durante toda a manhã – das 7 às 13 horas, a pauta estará voltada para a discussão de tecnologias na produção de hortaliças. O prefeito Ari Lafin também deve participar do encontro.

Para o Dia de Campo serão montadas seis estações/stands na área produtiva da propriedade que versarão sobre o cultivo do milho verde; quiabo (manejo de nematóides); brócolis ramoso x berinjela; abóbora cabotiá x abobrinha verde; piscicultura e frango caipira. Cada estação será dedicada a uma cultura cujas características e manejo serão abordados por um facilitador. Também serão abordadas as possíveis pragas e doenças em relação à cultura.

Lincoln pontua que o encontro é voltado para agricultores familiares que integram ou que estejam interessados em participar do Programa Horta Viva, além de extensionistas, engenheiros agrônomos, técnicos em agropecuária e lideranças regionais.

Hoje 48 famílias integram o Programa Horta Viva. A produção é comercializada diretamente em feiras livres, supermercados e também em programas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Mesa Saudável e o Programa de Cestas Delivery em que os alimentos são adquridos do produtor pela Prefeitura Municipal por meio de chamada pública.

Segundo o gestor, “o município tem investido na agricultura familiar como política de segurança alimentar e nutricional da população, além de gerar emprego e renda para quem tira seu sustento do campo”, frisa.

Além de ofertar assistência técnica especializada, o município também investe na aquisição direta como forma de fortalecer a rede produtiva. "Os interessados podem procurar diretamente a SAMA. Estamos nos estruturando para atender  toda a demanda da agricultura familiar, inclusive contamos com o secretário adjunto Márcio Kuhn que está empenhado no trabalho com a cadeia produtiva da agricultura familiar", diz.

“Lembramos a todos que o evento atenderá às medidas de segurança contra a Covid-19, mantendo distanciamento social, fornecendo álcool 70° e pedimos a todos que usem máscara durante o encontro”, finaliza.

Fonte: Claudia Lazarotto

Jornalista:  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br    
Site www.brasilintegracao.com.br
feccebook  brasilpolicial@gmail.com




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil