Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 - 22:09
20/10/2020 as 17:15 | Por SECOM PRF MT |
PRF apreende pássaro sendo transportado sem documentação em Lucas do Rio Verde-MT
O condutor de 36 anos, transportava uma armadilha para capturar pássaros, uma gaiola e no seu interior uma espécie de Sporophila angolensis (curió)
Fotografo: Divulgação / PRF
Sem Legenda

Na tarde do domingo uma equipe da Polícia Rodoviária Federal abordou no km691 BR 163 em Lucas do Rio Verde/MT, a motocicleta Honda/CG 150 Fan ESI, cor preta, do mesmo município.

O condutor de 36 anos, transportava uma armadilha para capturar pássaros, uma gaiola e no seu interior uma espécie de Sporophila angolensis (curió).

O rapaz informou que ganhou a ave de um amigo, tem aproximadamente dois meses, mas não é criador autorizado, motivo pelo qual não possui autorização para transporte e o pássaro não possui anilha.

A ausência de anilha, da relação de passeriformes e de autorização para transporte estão em desacordo com a Instrução Normativa nº 10/2011/IBAMA (Dispõe sobre o manejo de passeriformes da fauna silvestre brasileira que será coordenado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, para todas as etapas relativas às atividades de criação, reprodução, comercialização, manutenção, treinamento, exposição, transporte, transferências, aquisição, guarda, depósito, utilização e realização de torneios.)

De acordo com o Art. 29 da Lei 9605/98, há diversas irregularidades no transporte dos passeriformes, ajustam-se às condutas de crime ambiental e infração administrativa ambiental (Art. 24 do Decreto 6.514/08).

Além do termo de compromisso de comparecimento em juízo, foi feito o termo de apreensão e encaminhamento da ave juntamente com o material para a Sema – Diretoria de Unidade Desconcentrada de Sinop/MT.

Fonte:   SECOM PRF MT

Cooperador  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
Municípios da Grande Baixada Cuiabana.
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br
Site www.brasilintegracao.com.br




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil