Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 00:40
21/07/2021 as 12:00 | Por Por Sérgio Borges |
Quase 2 mil pacientes esperam em fila por cirurgias eletivas na rede pública há meses em MT
De acordo com o sistema estadual de regulação, existem cerca de 1.900 pessoas em todo o estado na fila de espera por uma cirurgia eletiva.
Fotografo: Divulgação
Pacientes aguardam há meses por cirurgias eletivas na rede pública

À medida em que avança a vacinação e reduz o número de internações por Covid-19, os hospitais públicos do estado retomam as cirurgias eletivas, aquelas que são agendadas.

Na fila, há casos de pacientes que esperam pela operação desde antes da pandemia e que começam a ser chamados.

Maria de Lurdes Moraes sofre de artrose desde 2013. Antes da pandemia, operou um dos joelho. O outro seria operado no início deste ano, mas a cirurgia foi cancelada por causa da nova onda do coronavírus.

"Fui chamada no hospital, fiz o risco cirúrgico, mas quando fui levar o laudo para o médico, não deu certo, veio a pandemia e cancelaram tudo", relata."

As cirurgias ortopédicas eletivas, aquelas não consideradas de urgência, como a de Maria de Lurdes, estão suspensas em Cuiabá, já que o Hospital São Benedito, onde essas operações são feitas, ainda tem muitos pacientes com Covid-19.

Em outras especialidades, o município afirma que já vai começar a retomar, aos poucos, o mesmo número de cirurgias que era realizado antes da pandemia.

Neste ano, entre fevereiro e maio, foram feitas 1987 cirurgias eletivas em Cuiabá, 1.050 a menos que no mesmo período de 2019, quando não havia a pandemia.

A intenção de normalizar o atendimento é a mesma nas secretarias de saúde de vários municípios.

De acordo com o sistema estadual de regulação, existem cerca de 1.900 pessoas em todo o estado na fila de espera por uma cirurgia eletiva.

As secretarias de saúde dos municípios e do governo do estado garantem que já começaram a convocar esses pacientes que precisam ser operados.

Em Cuiabá, a Secretaria de Saúde aderiu a um projeto do governo federal que prevê a remessa de verbas para o município dar conta das cirurgias eletivas.

Algumas especialidades foram apontadas como prioritárias, como explica Luzinete Siqueira Rosa, diretora de Regulação, Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Cuiabá.

"Nós vamos tratar cirurgias oftalmológicas, onde pretendemos dar uma corrida em relação a isso, as vasectomias e alguns casos de cardiologia", diz.

A Secretaria de Saúde de Várzea Grande afirma que um convênio com o governo do estado vai garantir recursos para realizar cirurgias eletivas em todas as especialidades médicas. Por enquanto, a prioridade são as cirurgias ortopédicas, feitas com recursos do próprio município.

"Nós já temos 131 pacientes aguardando nessa fila. A nossa meta é zerar essa fila em 45, 60 dias no máximo, para que possamos ter uma normalidade no Pronto Socorro quanto a questão da ortopedia", diz Gonçalo de Barros, secretário de Saúde do município."

A dona de casa Jéssica Correa da Silva torce pra que essa meta seja cumprida. O marido dela está internado há vinte e cinco dias à espera de uma cirurgia ortopédica.

"Falam que está tudo bem com ele, só temos que esperar a data da cirurgia, mas eles não garantem a data certa. Está sofrido, porque somos só eu e meus filhos no interior [do estado], esperando ele voltar", conta."

Por Sérgio Borges, TV Centro América

Colaborou:  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br    
Site www.brasilintegracao.com.br
feccebook  brasilpolicial@gmail.com
Em breve TVbrasilintegracaoWEB




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil