Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 14:56
02/07/2020 as 11:29 | Por Claudia Lazarotto/Bianca |
Sorriso 34 anos- Biblioteca Container é instalada na Praça da Integração
Com a inauguração, um acervo de 500 títulos está à disposição para leitura no local e empréstimo
Fotografo: Ney Pinheiro
Sem Legenda

A magia de viajar para outros mundos correndo os dedos pelas páginas de um livro; ou de viajar embalado pelas imagens da 7 ͣarte agora estão ao alcance de todos os frequentadores assíduos – e novos também!, da Praça da Integração.

Isso porque ontem (1⁰), foi inaugurada a Biblioteca Container, instalada na Praça, no Bairro Novos Campos e que promete ser um ponto marcante da difusão cultural na região.

Organizada pelo terceiro setor, com apoio da Administração Municipal de Sorriso e patrocínio da Eletromóveis Martinello, por meio da Lei Rouanet de incentivo à cultura, a Biblioteca conta com um acervo de 500 títulos paradidáticos que podem ser lidos no local e também estão disponíveis para empréstimos.

A estrutura é composta por três contêineres com revestimento térmico e acústico, totalmente climatizados e adaptados para abrigar a estrutura de uma biblioteca, com estantes, computadores, cadeiras, mesas de leitura e outros móveis e equipamentos como telão, projetor e equipamentos de sonorização, o que possibilitou também a instalação de uma sala de cinema e um espaço de múltiplo uso. O custo global da estrutura, com contêineres, mobiliário, equipamentos e acervo, foi de R$ 520 mil.

A Prefeitura de Sorriso entrou com a infraestrutura para instalação dos contêineres e será responsável por fazer a manutenção da estrutura, bem como a disponibilização da equipe de servidores que promoverá atividades culturais para toda a família nos fins de semana. 

Presente na inauguração, o prefeito Ari Lafin, destacou a importância da instalação da Biblioteca. “Esse espaço se tornará um palco da cultura sorrisense e da cultura mundial”, disse.

“Tenho certeza de que esse projeto amplia as possibilidades de desenvolvimento de toda a Região Leste; nos alegra comemorar os 34 anos de Sorriso com tantas ações na educação.

Também queremos agradecer a iniciativa do terceiro setor, a preocupação e a sensibilidade da Eletromóveis Martinello em investir na educação sorrisense e a parceria da ONG Ação Cultural”, salienta.

“Eu, o Gerson (vice-prefeito) e a Lúcia (secretária de Educação e Cultura) só temos a agradecer e dizer que é dessa forma que se constrói uma grande nação”, complementa.

O gerente de marketing do Grupo Martinello, César Cappellari, pontua que desde a fundação a empresa vem apoiando as comunidades em seus aspectos educacionais.

“A Eletromóveis Martinello tem participado de vários projetos e dentre eles agora estamos investindo em Sorriso em cultura e leitura, fortalecendo a cultura e demais atividades sociais”, frisa.

Segundo a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler,  a Biblioteca Container mudará os contornos culturais da região Leste, principalmente das escolas localizadas no espaço.

“É um rico equipamento cultural que será utilizado por toda a comunidade do entorno e principalmente pelas escolas no retorno às aulas, abrindo o campo de experiências das crianças, dos professores e dos pais”,  diz ao citar as escolas Valter Leite, São Domingos, Vila Bela, Francisco Donizete, Papa João Paulo II e os Cemeis Sonho Encantado, São Domingos,  Flor do Amanhã e Aquarela do Saber, localizados na Região Leste.

“Como toda Biblioteca, esse espaço é mais um vasto campo de conhecimento novo a ser explorado”, completa.

Lúcia também agradeceu à empresa responsável por disponibilizar os contêineres e equipamentos e à ONG Ação Cultural.

“A Viviene da Ação Cultural intermediou esse processo todo e juntos estamos pensando em novos projetos culturais para Sorriso; com certeza ainda teremos outras novidades maravilhosas como essa Biblioteca futuramente”, finaliza a secretária.

Fonte:  Claudia Lazarotto/Bianca Arruda

Colaboração Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
Cuiabá e Municípios da Grande Baixada Cuiabana.
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br
Site www.brasilintegracao.com.br




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil