Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 - 09:11
14/04/2021 as 17:40 | Por Só Notícias/Herbert De Souza |
STF pede informações à AL sobre criação de município desmembrado de Sorriso e Nova Ubiratã
As normas são questionadas no STF pelo Movimento Democrático Brasileiro, por meio de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental
Fotografo: Nelson Júnior/assessoria
Sem Legenda

O ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso fez, hoje, um pedido de informações à Assembleia Legislativa de Mato Grosso sobre alterações na Constituição de Mato Grosso que tratam da criação, incorporação, fusão ou desmembramento de municípios, e sobre a lei estadual que criou o município de Boa Esperança, desmembrado de Sorriso e Nova Ubiratã.

As normas são questionadas no STF pelo  Movimento Democrático Brasileiro (MDB), por meio de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF).

O partido questiona o artigo 178, caput, da Constituição de Mato Grosso, em sua redação original e na conferida pela Emenda Constitucional estadual 16/2000, que trata do período de criação, incorporação ou extinção de município, e dispositivos das leis complementares que regulamentam a matéria.

Segundo o MDB, com a edição da Emenda Constitucional 15/1996, pelo Congresso Nacional, os estados não poderiam mais aprovar normas disciplinando a matéria, uma vez que se atribuiu tal função ao legislador federal.

Portanto, alega a legenda, a Emenda Constitucional estadual 16, ao prever que a criação de município somente poderá ocorrer até seis meses antes da realização das eleições para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, “é nitidamente inconstitucional”.

A emenda estadual, sustenta o partido, “promove indiscutível lesão ao princípio federativo e ao princípio da segurança jurídica, inequívocos preceitos fundamentais da Constituição Federal de 1988”.

Alega ainda que a redação original do artigo 178 da Constituição estadual, por também tratar de período de criação de municípios, e as normas infraconstitucionais, inclusive leis complementares estaduais, foram também tacitamente revogadas pela EC 15/1996.

Já com relação à Lei estadual 7.264/2000, que criou o município de Boa Esperança do Norte (MT), o partido pede sua convalidação.

Isso porque, segundo o MDB, a criação do município atendeu a todos os requisitos estabelecidos na legislação do estado à época de sua criação, estando de acordo com o entendimento do STF e com as exigências do artigo 96 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT).

Além de determinar o pedido de informações à Assembleia Legislativa, o ministro Luís Barroso também pediu para que sejam ouvidos a Advocacia-Geral da União e o Procurador-Geral da República, Augusto Aras.

Conforme Só Notícias já informou, no ano passado, o Tribunal Regional Eleitoral autorizou a realização de eleição municipal em Boa Esperança do Norte, que hoje é distrito e possui cerca de 7 mil habitantes.

Posteriormente, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luíz Edson Fachin, concedeu liminar favorável ao município de Nova Ubiratã suspendendo a criação do município de Boa Esperança do Norte e, consequentemente, a realização da primeira eleição para prefeito e vereadores, prevista para novembro.

Consta no processo, que para criação do novo município foram feitos desmembramentos de 20% de Sorriso e 80% de Nova Ubiratã.

Texto: Só Notícias/Herbert de Souza

Colaborou:  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br    
Site www.brasilintegracao.com.br
feccebook  brasilpolicial@gmail.com
Em breve TVbrasilintegracaoWEB




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil