Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 - 20:55
11/02/2021 as 18:37 | Por Extra |
Vazamento de dados: Veja se seu CPF foi usado para abrir contas ou fazer empréstimos
Para saber se você foi vítima deste tipo de fraude, um caminho é consultar o site Registrato, do Banco Central
Fotografo: Criação/Reprodução site BC
Sem Legenda

RIO — Há um mês foi identificado um megavazamento com dados de 223 milhões de brasileiros, incluindo informações de pessoas falecidas.

Desde então, os brasileiros estão tomando conhecimento de que seus nomes e dados foram utilizados na abertura de contas correntes e empréstimos ilegais.

Para saber se você foi vítima deste tipo de fraude, um caminho é consultar o site Registrato, do Banco Central, que permite o monitorar quais contas correntes e quantos empréstimos estão vinculados ao seu CPF. É possível fazer o cadastro pelo aplicativo da instituição no celular e também via internet.

Através de um credenciamento simples, é possível controlar a situação em todas as instituições financeiras.

Caso a pessoa verifique que foram abertas contas ou empréstimos por terceiros em seu nome, pode entrar em contato com a instituição financeira ou com o Banco Central.

Para fazer a consulta ao Regitrato, basta clicar nesse link do site Banco Central para seguir o passo a passo abaixo.

Como fazer:

Caso seja o primeiro acesso, clique em "Pessoa física" e comece a fazer o credenciamento.

Há várias opções para fazer esse credenciamento: por celular, internet banking e cadastro digital.

Também é possível se credenciar de forma presencial e pelos Correios, mas as duas modalidades estão suspensas devido à pandemia do novo coronavírus.

Credenciamento pelo celular

Após fazer o primeiro acesso, é preciso abrir o aplicativo do seu banco no celular e seguir as instruções do Banco Central.

O cadastro feito por meio do aplicativo vai resultar num PIN. Anote este número, pois ele será necessário na próxima etapa. O BC detalha as instruções do cadastro a ser feito no aplicativo do seu banco.

É necessário que o credenciamento pelo celular seja concluído no site do Banco Central. Prossiga com o cadastro e preencha todas as informações.

Lembre-se: vai ser preciso incluir o número do PIN criado pelo aplicativo do seu banco. Importante: a instituição financeira informada tem de ser a mesma em todo o cadastro.

Finalizado o cadastro, é possível acessar a página Registrato. Normalmente, você é transferido automaticamente. Caso isso não ocorra. Faça o log-in e utilize a senha cadastrada. Se ela não funcionar, vai ser preciso criar uma nova senha.

Na próxima etapa, já logado, clique em "Meus Endividamentos" e "Meus Relacionamentos Financeiros" e crie os relatórios. Agora já é possível saber se existem empréstimos e contas abertas em seu nome em todas as instituições.

Credenciamento pela internet

Ao selecionar o Internet banking, comece pela frase de segurança na página do Banco Central

Preencha todos os seus dados para conseguir a frase de segurança.

Com a frase de segurança criada, já é possível fazer o credenciamento no site do seu banco. Lembrando que a frase vale por 48 horas. Agora, siga as instruções da página do Banco Central.

O próximo passo é ir para o site do seu banco. Caso haja uma área de busca, pesquisar por Registrato pode ser um caminho mais rápido para conseguir fazer o cadastro da chave.

Com a frase cadastrada no seu banco, siga para a próxima etapa. Preencha todos os campos. Lembre-se que você vai utilizar novamente a sua frase de segurança.

De novo, a instituição financeira informada tem de ser a mesma em todo o cadastro.

Encerrado o processo de cadastro, já é possível acessar a página do Registrato. Se você não for transferido automaticamente, clique aqui. Faça o log-in e utiliza a senha cadastrada. Se ela não funcionar, tente criar uma nova.

Por fim, após fazer log-in, clique em "Meus Endividamentos" e "Meus Relacionamentos Financeiros" e crie os relatórios. Feito isso, você saberá se existem empréstimos e contas abertas em seu nome em todas as instituições.

Fonte:  Extra

Jornalista:  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br    
Site www.brasilintegracao.com.br
feccebook  brasilpolicial@gmail.com




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil