Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 23:06
10/03/2021 as 16:23 | Por Luana Rodrigues |
Vigilância Sanitária analisará estrutura de hospital de Sorriso para abertura de novos leitos
De imediato, unidade médica particular visa instalar cinco leitos, cuja capacidade poderá ser dobrada
Fotografo: Foto: Portal Sorriso
Sem Legenda

Com o agravamento da pandemia da Covid-19, colapso do sistema de saúde e ocupação de aproximadamente 100% dos leitos de UTI no estado, a Prefeitura de Sorriso e a Câmara de Vereadores têm buscado alternativas para abertura de novos leitos UTI Covid para o município.

Nesta quarta-feira (11), uma equipe da vigilância sanitária, localizada no Polo Regional de Sinop, analisará a estrutura oferecida pelo município.

Conforme o prefeito, Ari Lafin, o Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima comunicou que tem condições de implantar, de imediato, cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), cuja capacidade pode até ser dobrada. A operação seria feita pela própria equipe da unidade médica.

 A primeira reunião com a direção do Instituto de Gestão Hospitalar e Assistência à Saúde do Estado de Mato Grosso (IGHASMAT), que gerencia o Hospital Fátima foi realizada em fevereiro.

Porém, antes do credenciamento por parte do Governo do Estado, a estrutura do hospital sorrisense precisa ser avaliada pela Vigilância Sanitária Estadual.

Conforme o prefeito, o Governo do Estado, quando credencia leitos de UTI, paga R$ 2 mil por dia para o funcionamento de cada leito, assim como ocorre em Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sinop, por exemplo.

"Em Sorriso estão sendo estudadas as propostas. Conversas extra são de que por R$ 2 mil não teriam condição de credenciar as UTIs por esse valor.

Eu estou me colocando à disposição, com o apoio a Câmara de Vereadores, a estudar essa diferença, se necessário, dependendo do valor estamos propensos a pagar essa diferença", frisou o prefeito.

O Hospital Nossa Senhora de Fátima conta com 36 leitos para internação normal e 04 leitos para internação semi-intensiva e um centro cirúrgico com 237m² composto de quatro salas de cirurgias, equipadas com aparelhos modernos. São 2.374 m² de área construída em um espaço total de 7.073,00 m².

Políticos de Sorriso também cobram que novos leitos de UTI sejam implantados no Hospital Regional de Sorriso, onde há em funcionamento dois leitos públicos para casos de Covid-19 e ambos seguem ocupados desde o início da pandemia.

"O secretário de saúde Estadual nos disse que está acelerando a ala do Hospital Regional de Sorriso, que segue em reforma, para que daqui a 45 dias sejam possam ser credenciados mais 10 leitos de UTI", informou Lafin.  

O presidente da Câmara de Vereadores, Damiani da TV (PSDB), informou que há expectativa de que a nova ala do HRS seja concluída após a visita do Secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

"Nós, como representantes do povo, estamos em busca de local apropriado para instalar novas UTIs em Sorriso. Não temos tempo, os números estão subindo e o povo não pode esperar”, ressalta.

O secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro, frisou que Sorriso é referência no combate à Covid-19 devido a manutenção diária do Hospital de Campanha, que atualmente tem 12 pacientes internados.  

Fonte: Luana Rodrigues/Portal Sorriso

 

Jornalista:  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br    
Site www.brasilintegracao.com.br
feccebook  brasilpolicial@gmail.com




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil