Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 - 20:56
07/06/2022 as 12:00 | Por Kátia Krüger |
AGRO - Cerca de 70% da produção de algodão já foram comercializados em MT
No entanto, alguns fatores podem gerar atrasos em etapas importantes como o desenvolvimento da planta e a própria colheita.
Fotografo: Heleno Moura
Produtores estão otimistas com relação à produtividade do algodão em MT.

Cerca de 70% da produção do algodão em Mato Grosso, já foi comercializada. O problema deste ano são as mudanças climáticas, que podem interferir no ciclo produtivo das plumas. No entanto, alguns fatores podem gerar atrasos em etapas importantes como o desenvolvimento da planta e a própria colheita.
 
As lavouras de algodão já estão em pleno desenvolvimento, nas diversas regiões do estado. Em Campo Verde, por exemplo, a 139 km de Cuiabá, uma propriedade rural está cultivando 1.960 hectares de algodão.
 
De acordo com o consultor da propriedade, Alexandre Bueno, as cultivares de algodão foram plantados dentro da janela de plantio.
 
“Na nossa região, a chuva acabou cortando um regime bem cedo. Esse frio que veio agora em maio, em algumas partes da propriedade pegaram pouca geada. Em algumas plantas houve o acúmulo de um pouco mais de orvalho. Hoje a gente percebe que se o frio tivesse ocorrido com maior intensidade, teria passado para as maçãs também”, disse."
 
Mesmo com pouca chuva, no mercado falta algodão de qualidade e a pluma está super valorizada. O consultor da fazenda disse que por causa da falta do produto, uma boa parte da produção já foi comercializada.
 
“Muita gente não tem esse algodão para vender. Já temos uma boa parte comercializada. Por mais que a cultura esteja bem sadia, precisamos do produto bom para entregar aos fornecedores. O tempo tem que ajudar e está sendo determinante”, disse.
 
Em outra fazenda produtora de algodão no município, a estimativa é plantar até 340 arrobas por hectare. O engenheiro agrônomo, Julio César de Lima, explica que mesmo com a grande quantidade de pluma colhida, a maçã não vai atingir o tamanho ideal.
 
“Para o algodão plantado até dia 20 de janeiro a estimativa é 340 arrobas por hectare. Já o algodão plantado após a data até o dia 5 de fevereiro, a estimativa seria entre 260 e 270 arrobas. Se não estiver água não tem muito milagre. A maçã está bastante saudável, mas precisavam um pouco mais de água para atingir o tamanho ideal”, contou.
 
De acordo com o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), a média da arroba da pluma é vendido a R$ 259,68. Houve uma diminuição de 1,45%, conforme um boletim do dia 2 deste mês.
 
Kátia Krüger
 
Colaborou:  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br    
Site www.brasilintegracao.com.br
feccebook  brasilpolicial@gmail.com
Em breve TVbrasilintegracaoWEB




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil