Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Sábado, 20 de Abril de 2024 - 06:11
26/01/2022 as 16:52 | Por Leiagora |
Após detectar 27 casos de nepotismo na Prefeitura de Cuiabá, MP cria canal de denúncias
Eventuais denúncias devem ser encaminhadas exclusivamente por e-mail até o dia 1º de março
Fotografo: Foto: Prefeitura de Cuiabá
Sem Legenda

Após firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), 27 servidores comissionados da Prefeitura de Cuiabá, contratados em situação de nepotismo, foram exonerados de seus cargos.

Além disso, o órgão ministerial agora disponibiliza um e-mail exclusivo (nepotismoprefeituracuiaba@mpmt.mp.br) para recebimento de denúncias relativas ao assunto.

De acordo com a promotora de Justiça Lindinalva Correia Rodrigues, eventuais denúncias da prática de nepotismo na Capital devem ser encaminhadas exclusivamente por e-mail até o dia 1º de março.

“A máquina administrativa é muito grande, e muitas vezes quem tem conhecimento dos pormenores são as pessoas que trabalham nas repartições, daí a importância da efetivação da denúncia.

Existe um acordo com o município e não estamos tendo dificuldades para a realização dessas exonerações”, ressaltou a promotora.

Conforme determina a Constituição Federal e a Lei 8.429/1992 (com as alterações pela Lei nº 14.230/2021), é proibida a nomeação ou contratação, em cargos públicos em comissão e funções de confiança, de pessoas que ostentem a condição de cônjuge, companheiro e parentesco (consanguinidade, afinidade ou civil), até terceiro grau, com autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento. Além de ser inconstitucional, a prática de nepotismo configura ato de improbidade administrativa.

Assinaram o TAC com o MPMT o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), e a secretária municipal de Gestão, Ellaine Cristina Ferreira Mendes.
 
Com assessoria

Colaborou:  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br    
Site www.brasilintegracao.com.br
feccebook  brasilpolicial@gmail.com
Em breve TVbrasilintegracaoWEB




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil