Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 17:55
04/04/2022 as 16:42 | Por Assessoria |
Auditorias apontam irregularidades nas prefeituras de Rosário Oeste e Santo Antônio
Diante disso, Valter Albano votou pela determinação de restituição de valores aos cofres públicos municipais
Fotografo: Divulgação
Conselheiro Valter Albano

O Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) identificou uma série de irregularidades a partir da realização de auditorias nos municípios de Rosário Oeste e Santo Antônio de Leverger. Os processos dizem respeito ao exercício de 2017 e foram apreciados durante a sessão ordinária da última terça.

Na ocasião, o conselheiro-relator, Valter Albano, destacou que, no caso de Rosário Oeste, a auditoria de conformidade apontou falhas em um termo de parceria realizado entre a prefeitura e uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip).

Dentre elas, apontou a contratação indireta de profissionais para a área finalística, o que é considerado ilegal. "O termo tratou de forma genérica o objeto, sem detalhamento nos termos de referência elaborado pelas secretarias municipais envolvidas e do número de profissionais necessários para a execução do projeto", sustentou.

De acordo com o conselheiro, também foram constatadas irregularidades graves na prestação de contas. "Os documentos que comprovariam os custos operacionais não correspondem ao objeto conveniado. Além disso, da análise dos documentos fiscais não é possível afirmar que os serviços foram prestados", disse.

Também foram encontradas despesas ilegais que beneficiaram o presidente da Oscip e seus familiares por meio do direcionamento de pagamentos e contratações com suas empresas. Diante disso, Valter Albano votou pela determinação de restituição de valores aos cofres públicos municipais e aplicação de multa aos responsáveis.

"Foram apuradas despesas ilegais e ilegítimas referentes a pagamentos de plano de saúde em benefício do presidente, membros da entidade e seus familiares e locação de veículos de empresas de propriedade do presidente da Oscip, além de várias transferências entre ele, familiares e membros da organização", argumentou, sendo seguido por unanimidade do Pleno. e confira o vídeo completo do julgamento.

Com relação à auditoria coordenada realizada em Santo Antônio de Leverger, foram verificadas falhas nas aquisições de medicamentos e insumos hospitalares pela prefeitura, situações que levaram o relator a expedir determinações à atual gestão para a adoção de medidas corretivas. e confira o vídeo completo do julgamento.

Fonte: Assessoria

Colaborou:  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br    
Site www.brasilintegracao.com.br
feccebook  brasilpolicial@gmail.com
Em breve TVbrasilintegracaoWEB




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil