Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Sábado, 20 de Abril de 2024 - 12:50
30/05/2022 as 16:39 | Por YOD Comunicação |
Crianças e adolescentes encenam peça Histórias da Vovó do Coxipó no Cine Teatro Cuiabá
A encenação é resultado de um trabalho de pesquisa realizado pelos alunos e professores
Fotografo: Divulgação
Sem Legenda

Como encerramento do curso de teatro ministrado pela Cia Cena Onze para crianças e adolescentes, acontece nesta sexta-feira (03.06), às 20h, no Cine Teatro Cuiabá, a encenação da peça Histórias da Vovó do Coxipó, baseada no livro homônimo, escrito pelo diretor artístico da trupe, Flávio Ferreira e fala sobre as lendas mato-grossenses.
 
O curso teve como objetivo mostrar como funcionam os bastidores e técnicas das artes cênicas e aconteceu no Colégio Maxi e no Cine Teatro.
 
Para a professora Mariana Girardello, a participação de cada aluno com ideias, engajamento e pesquisa foi essencial para que o objetivo de aprendizado fosse completado e, para além disso, superado.
 
“O Curso livre de teatro proporcionado pela Cia de Teatro Cena Onze, que me deu a oportunidade de lecionar para as crianças e adolescentes, se construiu de forma coletiva e muito criativa.
 
O aprendizado foi mútuo, uma troca muito bonita repleta de uma energia magnífica dos estudantes que se empenharam desde as pesquisas teóricas a respeito dos tipos de teatro de diferentes localidades e culturas, até a pesquisa corporal de exercícios e jogos teatrais feitos em sala de aula para melhor entendermos as possibilidades e tabus a serem superados”, destaca ela.
 
Muitos cuiabanos ainda se lembram das histórias contadas pelos mais antigos, que envolviam as lendas e mitos do folclore local, como por exemplo o Minhocão do Pari, Curupira, Mula sem cabeça e tantas outras.
 
São esses contos que fazem parte do livro de Flávio Ferreira, que será encenado pelos alunos. “Foi um trabalho de pesquisa envolvendo os estudantes, professores e todo o processo criativo que a gente trabalha sempre, onde todo mundo opina e todo mundo pesquisa. Haverá também uma homenagem à etnia Xavante, que faz parte de uma das lendas”, revela Flávio.
 
Para o adolescente Ruan Batista de Pádua, de 16 anos, cada aula é uma oportunidade de aprender algo novo e melhorar como ator e como pessoa. “O curso do Cena Onze me proporcionou e ainda proporciona uma grande experiência com teatro. No meu caso em específico, fortalece um grande sonho de seguir carreira atuando e me apresentando artisticamente. É impossível me esquecer do que é ensinado ali, mesmo para a vida toda.
 
O professor Paulinho ensina que sempre devemos estar preparados para qualquer tipo de atuação, todos os professores têm uma didática incrível e o curso ensina pilares fundamentais, úteis tanto no teatro quando em formações acadêmicas. Esse período se mostrou extremamente importante, essencial para mim e para todos os alunos que tiveram o prazer de participar”, afirma.
 
Para finalizar, Mariana agradece a confiança que a companhia Cena Onze, alunos e pais depositaram nela. “Com isso, teremos um incrível resultado de meses do nosso trabalho: o lindo espetáculo Histórias da Vovó do Coxipó".
 
Em 33 anos de trabalho, o Cena Onze, historicamente, sempre realiza cursos próprios, enfatizando que a formação de seus professores, dos atores e atrizes acontece a partir desses eventos. Nos anos de 2020 e 2021, o curso esteve suspenso em razão da pandemia.
 
Serviço
 
O que: Peça Histórias da Vovó do Coxipó
Quando: 03 de junho, às 20h
Onde: Cine Teatro Cuiabá - Avenida Presidente Getúlio Vargas, 247, Centro de Cuiabá.
Valor: R$25,00
 
Mais informações: (65) 98133-4559
 
Equipe Yod Comunicação 
(65) 9 9987-3230 / 9  9983-4274
 
Colaborou:  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br    
Site www.brasilintegracao.com.br
feccebook  brasilpolicial@gmail.com
Em breve TVbrasilintegracaoWEB




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil