Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Terça-Feira, 23 de Abril de 2024 - 10:43
27/10/2021 as 15:00 | Por Por Andréia Oliveira |
EDUCAÇÃO - Rondonópolis terá Escola Militar do Corpo de Bombeiros
A Escola Estadual André Maggi será transformada na E.E. Militar Dom Pedro II
Fotografo: Divulgação
Sem Legenda

Rondonópolis (MT) agora vai contar com uma escola militar sob a direção do Corpo de Bombeiros Militar. A Escola Estadual André Maggi será transformada na E.E. Militar Dom Pedro II, que é fruto de uma parceria da Diretoria Regional de Educação (DRE) com a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) de Mato Grosso (MT).

As aulas devem começar no próximo ano letivo, em janeiro de 2022.

As aulas continuam em período integral com o diferencial da disciplina militar adicionado à rotina diária da escola. Outro diferencial é que a escola será vocacionada para o esporte.

“A escola continuará em tempo integral, mas agora será um projeto diferenciado. Ela vai ser o mesmo projeto da arena pantanal de Cuiabá, uma escola de tempo integral vocacionada para o esporte. Somos a segunda escola em Mato Grosso com esse perfil, então a gente vai alinhar a política das Escolas Dom Pedro II no Brasil às escolas de tempo integral.

Também vamos começar a partir do sétimo ano, atualmente a escola André Maggi é um a escola somente com ensino médio e nós vamos ampliar esse atendimento” esclarece a diretora da DRE, Valdelice de Oliveira Holanda.

O Colégio Militar Dom Pedro II é primeira escola militar sob a direção do Corpo de Bombeiros Militar em Rondonópolis. A 1ª instituição foi inaugurada em agosto de 2018, em Alta Floresta. A Escola já existe também em Cuiabá. Rondonópolis é a 3ª cidade a aderir a integração.

O Comandante Regional Bombeiro Militar, Coronel Vanderlei Bonoto, explica que a ideia é melhorar as condições da educação.

“A legislação estadual é muito clara. O diretor da escola militar é indicação do Corpo de Bombeiros e cabe ao diretor designar os seus coordenadores pedagógicos entre os professores concursados.

Nosso objetivo não é chegar na escola e dizer que tudo está errado. Na verdade vamos aproveitar tudo que funciona muito bem, melhorar essas condições para que a gente consiga desenvolver nosso trabalho dentro da nossa lei de regulamentos que são muito bem definidas” explica o coronel Bonoto.

A diretora da DRE, Valdelice de Oliveira, ainda esclarece que não haverá seletivo.

“Nós abraçaremos toda a comunidade no limite de vagas que serão disponibilizadas. Abraçaremos a comunidade em torno. Então as matriculas vão ser feitas igual é atualmente em todas as outras escolas. Estaremos fazendo a divulgação provavelmente na primeira semana de janeiro. As matriculas serão feitas pelo sistema da Seduc. O processo de atribuição já está ocorrendo com os professores efetivos.

Para os contratados quando houver a necessidade, haverá um seletivo. O Estado vai fazer um seletivo. Os professores que estão atualmente atribuídos na escola André Maggi serão migrados para a escola Dom Pedro II. Não haverá nenhum prejuízo. Nós só vamos respeitar a vontade dele. Caso ele não queira permanecer, o funcionário ou o professor, ele tem essa liberdade, mas está garantida a permanência de todos os professores e funcionários da unidade escolar” relata Valdelice.

OUTRA NOVIDADE

A diretora da DRE, Valdelice Holanda, divulgou que Rondonópolis também terá um Plano Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM).

“Também teremos uma escola PECIM que é uma escola cívico militar. Então nós teremos uma PECIM que será a Escola Estadual Professora Stela Maris. Nós tivemos uma reunião com a comunidade e essa não será uma escola militar, será uma escola cívico militar.

É um programa, onde inicialmente são por 12 meses e a tendência é até 3 anos e se a comunidade gostar do projeto, se der certo esse programa pode ser reeditado por mais 3 anos, ou mais.

Os nosso parceiros serão os militares do exército. E é um programa diferente dos militares. O diretor continua sendo o mesmo. Nós só teremos monitores de oficiais do exército para poder fazer todo o trabalho. É muito parecido na questão da disciplina. Diferentemente também das militares, as PECIMs têm uma proposta muito forte pedagógica” finaliza Valdelice.

Por Andréia Oliveira

Colaborou:  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br    
Site www.brasilintegracao.com.br
feccebook  brasilpolicial@gmail.com
Em breve TVbrasilintegracaoWEB




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil