Fundado aos 12 de janeiro de 1970; Pelo Jorn Narciso Honório Silveira

Cidadão Repórter

(66)984060008
Cuiabá(MT), Terça-Feira, 16 de Agosto de 2022 - 05:11
04/08/2022 as 16:47 | Por Redação |
ELEIÇÕES 2022 - Mauro segue isolado na liderança, mas Márcia surge em segundo, com 12,9%
Em terceiro lugar está o vereador por Cuiabá Lilo Pinheiro (PDT), que é preferido por 5%
Fotografo: Assessoria
Sem Legenda

Se as eleições fossem hoje, o governador Mauro Mendes (União) seria reeleito ainda no primeiro turno. É o que aponta a mais recente rodada de pesquisa de intenção de votos do Instituto Percent em Mato Grosso, divulgada nesta quinta-feira, 4 de agosto.
 
Mauro continua na liderança das intenções de voto, com 42,8% das indicações na modalidade estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao entrevistado.
 
A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro (PV), aparece em segundo lugar, com 12,9% das intenções de voto, bastante a frente dos demais nomes sondados pela pesquisa.
 
Em terceiro lugar está o vereador por Cuiabá Lilo Pinheiro (PDT), que é preferido por 5% do eleitorado, seguido pela Coronel Zózima (PTB), com 4,1% nas intenções de voto. Moisés Franz (Rede) está em último, com 1%.
 
Indecisos somam 28,5% dos respondentes. Brancos e nulos somam 5,2%. Apenas 0,5% dos entrevistados não souberam responder.
 
ESPONTÂNEA
 
O quadro geral muda um pouco na modalidade espontânea, quando o eleitor pode apontar livremente o nome de sua preferência. Mauro continua na liderança, com 25,4%, mas o segundo colocado é o senador Carlos Fávaro (PSD), com 3,1%.
 
Márcia Pinheiro vem logo atrás, com 1,5% das intenções de voto. A ex-reitora da UFMT, Maria Lúcia (PCdoB), somou 0,5% das intenções de voto, mesma pontuação da Coronel Zózima.
 
Chama atenção o alto índice de eleitores indecisos, que representam 62,1% dos entrevistados na modalidade espontânea.
 
“Quando os indecisos estão elevados demais, como é o caso da espontânea, mais de 62% do eleitorado, é um sinal perigoso ao líder da pesquisa. As pessoas estão dizendo entre outras palavras que elas vão decidir o voto às vésperas da eleição, lá na reta final. Então, não se pode descartar uma virada de mesa em Mato Grosso”, sinalizou Ronye Steffan, proprietário da Percent, em entrevista ao site O Documento.
 
REJEIÇÃO
 
Todos os possíveis candidatos apresentaram baixos índices de rejeição. Porém, o atual governador também lidera neste quesito. Conforme o levantamento, Mauro teve 14,8% de rejeição, enquanto Fávaro somou 9,5% e Márcia atingiu 8,1%.
 
METODOLOGIA
 
A pesquisa da Percent foi realizada entre os dias 30 de julho e 2 de agosto, com 812 entrevistas presenciais em 48 municípios de Mato Grosso.
 
O levantamento tem intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3,44 pontos percentuais, para mais ou para menos.
 
Seguindo a legislação eleitoral em vigor, a pesquisa foi devidamente registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral sob os números MT-01064/2022 e BR-04455/2022.
 
Com informações: Estadão MT
 
Colaborou:  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br    
Site www.brasilintegracao.com.br
feccebook  brasilpolicial@gmail.com
Em breve TVbrasilintegracaoWEB




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil