Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 - 10:29
19/04/2022 as 10:47 | Por Por G1 MT |
Ex-secretário de Ciência e Tecnologia de MT é preso suspeito de participação em tráfico
Nilton é alvo de uma operação da Polícia Federal que cumpre nove mandados de prisão no Brasil e em Portugal pelo esquema.
Fotografo: Michel Alvim/Secom-MT
Ex-secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Nilton Borges Borgato

O ex-secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Nilton Borges Borgato, foi preso na manhã desta terça-feira (19) por suspeita de participação em esquema de tráfico internacional de drogas. Nilton é alvo de uma operação da Polícia Federal que cumpre nove mandados de prisão no Brasil e em Portugal pelo esquema.
 
Além das prisões preventivas, 46 mandados de busca e apreensão também são cumpridos.
 
O g1 tenta localizar a defesa de Nilton Borgato.
 
O ex-secretário foi preso no apartamento em que ele mora, no bairro Jardim Aclimação, em Cuiabá. Nilton assumiu a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação em janeiro de 2019.
 
Ele deixou a secretaria em março deste ano para se tornar pré-candidato a deputado federal pelo PSD. A exoneração foi no dia 31 de março e a publicação foi no dia 1° de abril.
 
Por meio de nota, o Diretório de Mato Grosso do Partido Social Democrático (PSD) informou que tomou conhecimento das medidas judiciais contra o ex-secretário Nilton Borgato através da imprensa e que vai aguardar o desenrolar das investigações antes de tomar qualquer decisão.
 
Nilton atua na gestão pública desde 2001, quando foi secretário municipal em Porto Esperidião de 2001 a 2008, em seguida atuou como prefeito de Glória D'Oeste de 2009 a 2016, também foi presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde de 2009 a 2012 e assessor especial da vice-governadoria, entre 2017 e 2018.
 
Também é cumprido mandado de busca e apreensão na casa do advogado e lobista Rowles Magalhães. O g1 também tenta localizar o advogado.
 
A operação
 
Nove mandados de prisão são cumpridos na Bahia – onde a operação foi iniciada –, em São Paulo, Mato Grosso, Rondônia e Pernambuco.
 
Outras duas prisões preventivas são cumpridas em Portugal, nas cidades de Porto e Braga. cumpridos e Portugal. No Brasil, também foram decretadas medidas de apreensão, sequestro de imóveis e bloqueios de valores em contas bancárias dos investigados. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Federal de Salvador e pela Justiça portuguesa.
 
Investigações
 
As investigações começaram em fevereiro de 2021, quando meia tonelada de cocaína foi apreendida no táxi aéreo de uma empresa portuguesa, no Aeroporto Internacional de Salvador. A droga foi encontrada enquanto a aeronave era abastecida.
 
Na ocasião, cinco pessoas foram conduzidas para Polícia Federal. Na época, no entanto, a PF e a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) não informaram se o grupo ficou preso.
 
Com a apreensão, a polícia conseguiu identificar a estrutura da organização criminosa, que atuava no Brasil e em Portugal. Segundo a PF, os investigados são fornecedores da cocaína, mecânicos de aviação e auxiliares, que abriam a aeronave para guardar a droga.
 
Além disso, transportadores dos voos e doleiros eram os responsáveis pela movimentação financeira do grupo criminoso.
 
Por g1 MT
 
Colaborou:  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br    
Site www.brasilintegracao.com.br
feccebook  brasilpolicial@gmail.com
Em breve TVbrasilintegracaoWEB




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil