Fundado aos 12 de janeiro de 1970; Pelo Jorn Narciso Honório Silveira

Cidadão Repórter

(66)984060008
Cuiabá(MT), Terça-Feira, 28 de Junho de 2022 - 08:31
17/03/2022 as 19:00 | Por Por G1 MT |
JF suspende concurso do IFMT por falha em cotas para pessoas negras e com deficiência
As provas estavam marcadas para o próximo domingo
Fotografo: Reprodução
Concurso para professores do IFMT estava previsto para acontecer neste domingo

A Justiça Federal de Mato Grosso suspendeu nessa quarta o concurso público para o cargo de professor realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). As provas estavam agendadas para o próximo domingo (20).

O IFMT emitiu nota informando a suspensão do concurso aos candidatos, o instituto alegou que cumpriu quantitativo de vagas reservadas a candidatos negros e pessoas com deficiência e anunciou a publicação de nova retificação. Os interessados deverão acompanhar as novas publicações por meio do site do instituto.

O magistrado atendeu a um pedido formulado pelo Ministério Público Federal (MPF), que argumentou que não foram cumpridos os requisitos para cotas não foram corretamente disponibilizados.

O juiz Ciro José de Andrade Arapiraca reconheceu as alegações do MPF e destacou que não foi apresentada aos candidatos do concurso a opção de vaga reservada às pessoas com deficiência e negros.

Ele entendeu que pode não ter a vaga neste momento. No entanto, é preciso criar uma lista com pessoas da ampla concorrência e de candidatos autodeclarados negros.

O magistrado determinou, além da suspensão do concurso público, a imediata retificação do edital. "Para que seja garantida a formação de listas classificatórias de ampla concorrência, de candidatos autodeclarados negros e de pessoas com deficiência, para cada área de conhecimento dos cargos de professor EBTT", diz o juiz.

Ele ainda determinou que o IFMT promova a reabertura das inscrições, sob pena de multa diária fixada em R$ 1 mil.

Por g1 MT

Colaborou:  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br    
Site www.brasilintegracao.com.br
feccebook  brasilpolicial@gmail.com
Em breve TVbrasilintegracaoWEB




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil