Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 - 20:52
26/04/2022 as 17:59 | Por Redação |
Mais Qualidade de Vida - Saúde encerra ações educativas do mês de combate à hipertensão arterial
Ações educativas alusivas ao mês de combate à hipertensão arterial ocorreram nos bairros Jardim Glória I e Água Vermelha.
Fotografo: Assessoria
Sem Legenda

Médicos, enfermeiros, técnicos das equipes de Saúde da Atenção Primária, estiveram envolvidos nas atividades multidisciplinar do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado neste 26 de abril, bem como o Dia Mundial da Hipertensão, lembrado em 17 de maio, nas unidades Básicas de Saúde dos bairros Jardim Glória I e Água Vermelha, em Várzea Grande.
 
A Secretaria Municipal de Saúde ofertou diversas ações educativas nas unidades de saúde durante o mês de abril, com a finalidade de sensibilizar as pessoas sobre formas de prevenir a doença, alertar sobre os principais sintomas da hipertensão e identificar quem precisa buscar tratamento, além de realizar testes e exames laboratoriais.
 
O evento gratuito, disponibilizou consultas com enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, serviços de aferição de pressão arterial, testes de glicemia, HIV, Sífilis, além de palestras educativas sobre a doença, alimentação saudável e consultas médicas.
 
“Propagar informação, estimular hábitos saudáveis e promover qualidade de vida. As ações tiveram esse objetivo no mês de abril, de alertar os pacientes das unidades e principalmente os idosos sobre os benefícios da alimentação saudável aliada à prática de exercícios físicos na prevenção dessa doença, além de trabalhar os aspectos emocionais dos pacientes, por meio de apoio psicológico e realização frequente de testes e aferição de pressão, além da dispensação de medicamentos e consultas clínicas”, enumerou o Superintendente de Atenção Primária à Saúde, Geovane Renfro.
 
Geovane alega ainda, que estas ações são oportunas, pois envolvem todos os profissionais das unidades, em um forte movimento, pois a hipertensão é uma doença de grande impacto na sociedade e no sistema público de saúde.
 
“De fato é uma oportunidade de explicarmos a importância do enfrentamento desta doença, que é prevalente no Brasil e no mundo, bem como um dos principais fatores de risco para problemas cardiovasculares. Em razão disto e por ser uma doença assintomática, a aferição da pressão arterial é o método mais eficaz para detectar possíveis problemas de pressão alta no paciente. As atividades são de cunho educativo e explicativo, e trouxeram mais conhecimentos aos usuários do SUS destas unidades”, afiançou ele.
 
Segundo a técnica em nutrição da Atenção Básica em Saúde, Rosemeire Maria Souza Santos, não adianta tratar o paciente hipertenso só clinicamente, ele também tem que aprender a ter uma alimentação mais saudável.
 
"Alimentação saudável é aquela que garante o fornecimento de todos os nutrientes necessários para o funcionamento do nosso corpo. Investir em alimentos pouco processados e reduzir o consumo de gorduras, sal e açúcar são algumas das medidas que podem melhorar a sua alimentação.
 
Além disso, o Ministério da Saúde salienta que não basta apenas ter cuidado com os alimentos para se ter uma alimentação saudável, é imprescindível também se alimentar em ambiente adequado e dedicar um tempo para fazer do ato de comer um momento de prazer e tranquilidade.
 
O objetivo é chamar atenção para os cuidados básicos com a saúde, orientar sobre a importância da realização dos exames preventivos e estimular o paciente a buscar tratamento médico o quanto antes, caso seja necessário, e estimulá-lo a fazer exercícios físicos e melhorar a alimentação”, argumentou a técnica.
 
Ainda de acordo com Geovane Renfro, os eventos realizados durante o mês de abril em todas as unidades de Saúde da Atenção Primária do município, funcionaram como forma de conscientizar a população sobre a relevância de fazer o teste da glicemia e aferir a pressão arterial.
 
“Muitas pessoas nunca fizeram esse tipo de controle e não têm ideia que precisam buscar um médico com que possam abordar essa questão. As atividades serviram de alerta tanto para os que já estão familiarizados com o tratamento quanto para quem nunca fez e necessita de algum tipo de acompanhamento, além da importância social que o evento possui, uma vez que contribui com informação e conscientização, e auxiliar o paciente na busca por tratamento, mudanças na alimentação e consequentemente mais qualidade de vida”, disse ele.
 
Fonte: Secom/VG
 
Colaborou:  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br    
Site www.brasilintegracao.com.br
feccebook  brasilpolicial@gmail.com
Em breve TVbrasilintegracaoWEB




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil