Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 - 04:26
19/04/2022 as 11:35 | Por Cíntia Borges/Mídia News |
NA MIRA - Alvo de operação, lobista é detido na casa da filha em São Paulo
Ele é um dos alvos da Operação Descobrimento, contra organização envolvida em tráfico internacional
Fotografo: Foto: Mídia News/Reprodução
Sem Legenda

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta terça-feira (19) em São Paulo, o suposto lobista Rowles Magalhães. Ele foi um dos alvos da Operação Descobrimento, que visa desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de cocaína.
 
Segundo informações obtida pela reportagem, o mandado foi cumprido na casa da filha do lobista na Capital paulista. Rowles foi ex-assessor especial da gestão Silval Barbosa e se tornou conhecido ao denunciar, em 2012, um esquema de pagamento de propina referente à licitação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
 
Na casa dele, em Cuiabá, a PF cumpriu busca e apreensão. Foram encontrados cédulas em dólares e euro, que até o momento não foram contabilizadas; relógios da marca Rolex; e bolsas e acessórios das marcas Valentino, Prada, Louis Vuitton, Yves Saint Laurent e Chanel (leia mais AQUI).
 
Todo o esquema foi descoberto após a apreensão de 535 kg de cocaína em um jato executivo pertencente a uma empresa portuguesa ligada a Rowles, em fevereiro do ano passado, em Salvador.
 
Conforme a PF, a partir de então foi possível identificar a estrutura da organização criminosa atuante nos dois países, composta por fornecedores de cocaína, mecânicos de aviação e auxiliares (responsáveis pela abertura da fuselagem da aeronave para acondicionar o entorpecente), transportadores (responsáveis pelo voo) e doleiros (responsáveis pela movimentação financeira do grupo).
 
Ex-secretário preso
 
A operação ainda cumpriu nesta manhã, em Cuiabá, um mandado de prisão contra o ex-secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), Nilton Borgato. Ele se lançou pré-candidato a deputado estadual para as eleições deste ano.
 
A prisão ocorreu em um prédio de luxo na região central de Cuiabá.
 
A operação
 
Ao todo, são cumpridos 43 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão preventiva nos estados da Bahia, São Paulo, Mato Grosso, Rondônia e Pernambuco. Apenas para Mato Grosso, foram expedidas cinco ordens judiciais.
 
Em Portugal, com o acompanhamento de policiais federais, a polícia local cumpre três mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva nas cidades do Porto e Braga.
 
As medidas judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Federal de Salvador e pela Justiça portuguesa.
 
A Justiça brasileira também decretou medidas patrimoniais de apreensão, sequestro de imóveis e bloqueios de valores em contas bancárias usadas pelos investigados. 
 
Cíntia Borges/Mídia News
 
Colaborou:  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br    
Site www.brasilintegracao.com.br
feccebook  brasilpolicial@gmail.com
Em breve TVbrasilintegracaoWEB




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil