Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Terça-Feira, 23 de Abril de 2024 - 15:52
20/04/2022 as 13:00 | Por Só Notícias/Kelvin Ramirez |
Norte Show inicia 3ª edição em Sinop com recorde de expositores e mais tecnologias
Com 240 expositores (aumento de 40% em comparação com a edição de 2019) estão sendo vendidas colheitadeiras tratores, caminhões, carretas, maquinários, insumos
Fotografo: Só Notícias e Ademir Júnior
Sem Legenda

Após dois anos sem evento em decorrência da pandemia do coronavírus, a Norte Show começou a terceira edição. A abertura oficial foi ontem à noite, no parque de exposições, em solenidade com as diretorias da da Acrinorte, Sindicato Rural, prefeitos, deputados, dirigentes de entidades ligadas ao agronegócio.
 
Com 240 expositores (aumento de 40% em comparação com a edição de 2019) estão sendo vendidas colheitadeiras tratores, caminhões, carretas, maquinários, insumos, nutrição e genética animal, dentre outros.
 
O presidente da Acrinorte e da Norte Show, Olvide Galina, disse que a feira também proporciona para os agricultores e pecuaristas acessos a novas tecnologias para melhorar as atividades e rentabilidade em suas atividades. “Depois de dois anos com toda expectativa da feira (não realizada devido a pandemia), trabalhamos bastante. As empresas acreditaram no nosso projeto e estão presentes. Houve um aumento (expositores), mas com qualidade e muita tecnologia. São máquinas com tecnologia e animais com muita nutrição e manejo. É qualidade também e não só quantidade”.
 
O presidente do Sindicato Rural de Sinop, Ilson Redivo, destacou também a forte produção do setor agropecuário em Mato Grosso, com a preservação em paralelo do bioma. “Produzimos tamanha riqueza utilizando apenas 12,52% da área do Estado destinado para a agricultura e 25.73% para pastagem. No entanto, preservamos em nossas propriedades particulares 41% da área do estado. Somando a estes 41,02% de área preservada, mais 15.44% de terras indígenas, mais 4.45% de unidades de conservação, temos o total de 60.91% de áreas preservadas nos diversos biomas no nosso estado. Somos os maiores preservadores do mundo”.
 
Redivo ressaltou para esse ano a variedade dos segmentos encontrados na feira e um outro objetivo para essa edição, que é realizar a integração de pessoas da cidade e do campo. “Tivemos hoje a amostra da grandiosidade da nossa feira, quem veio saiu daqui admirado.
 
A feira supera em público para o primeiro dia, além de expositores de vários segmentos espalhados pelo parque. O comércio também está participando e isso faz com que as pessoas das cidades também venham nos visitar, porque temos que fazer a integração do campo com a cidade”.
 
O prefeito de Sinop, Roberto Dorner, elogiou a comissão organizadora da feira e sua grande estrutura. “É muito importante esse evento, que vem mostrar tudo aquilo que a gente tem de tecnologia na agricultura”. Ele também apontou que a Norte Show tem fortalecido outros setores da economia – hotéis, restaurantes e empresas de prestação de serviços em várias áreas. “A cidade está lotada.
 
Todo mundo ganha, desde a rede hoteleira, restaurantes e lojas, pois todos vem prestigiar essa feira. Cada ano está melhorando mais, daqui a pouco acredito que seja a maior do Estado”,  “pois estamos em um eixo da BR-163, onde todo mundo vem comprar”, finalizou.
 
A previsão é que mais de 40 mil pessoas visitem o parque até sexta-feira, último dia da feira, que vai das 08h às 18h.
 
O governador Mauro Mendes era esperado na abertura mas, devido a visita do presidente Bolsonaro a Cuiabá, ontem à noite, foi representado pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Cezar Miranda.
 
O ciclo de palestras prossegue hoje. Às 13h30 serão abordadas “plantas forrageiras para Sistemas de ILP (Integração Lavoura Pecuária)”, com professor doutor da Universidade Federal de Mato Grosso Arthur Behling Neto.
 
Às 14h30, a palestra da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com tema “pecuária de baixa emissão de carbono: resultados no MT e alternativas de certificação”.
 
Às 15h30 o assunto será “mercado pecuário do risco à lucratividade na cadeia”, com representante do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – (CEPEA-Esalq/USP). Já às 16h30 a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) oferece a palestra “Integração Lavoura Pecuária: como maximizar o lucro por hectare e minimizar os riscos”, com Welton Baptisata Cabral.
 
Às 17h30, a palestra do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) é sobre “a pecuária mato-grossense e o novo paradigma”. A partir das 18h, serão debatidos os “diferenciais e possibilidades de utilização do DDGS na nutrição de ruminantes”, com professor doutor do Departamento de Zootecnia da Esalq/USP, Flavio Portela Santos.  Haverá leilão virtual de gado, a partir das 19h.
 
Só Notícias/Kelvin Ramirez
 
Colaborou:  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br    
Site www.brasilintegracao.com.br
feccebook  brasilpolicial@gmail.com
Em breve TVbrasilintegracaoWEB




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil