Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 20:52
06/08/2022 as 11:01 | Por Por G1 MT |
Operação é feita em fazendas em MT, após denúncia de que moradores planejavam 'dia do fogo'
Uma das fazendas alvos é do ex-deputado José Riva.
Fotografo: Divulgação
Sem Legenda

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) e as secretarias estaduais de Segurança Pública e de Meio Ambiente fizeram uma operação em propriedades rurais em Colniza, a 1.065 km de Cuiabá, após a denúncia de que moradores da região estariam planejando um 'dia do fogo' na região. Uma das fazendas é do ex-deputado José Riva.
 
Segundo o Gaeco, por imagens de satélite, é possível identificar o local e o horário aproximado do início dos focos de calor. Isso possibilita identificar incêndios criminosos e apurar a responsabilidade deles.
 
Dezenas de ações estão sendo ajuizadas para responsabilizar desmatamentos e incêndios florestais já identificados na região, principalmente na Fazenda Agropecuária Bauru (Magali), que ainda está em posse de Riva. Riva responde a mais de 100 ações cíveis e criminais na Justiça, referentes a crimes de corrupção e atualmente cumpre prisão domiciliar.
 
As investigações para apurar a responsabilidade por incêndios está a cargo do Gaeco Ambiental e das Delegacia Especializada do Meio Ambiente (DEMA) e Delegacia de Colniza.
 
O uso do fogo para limpeza de áreas em Mato Grosso está proibido desde o dia 1º de julho até 30 de outubro.
 
Durante esses meses, fica proibido o uso de fogo em áreas rurais para limpeza e manejo, levando em consideração o risco de incêndios florestais de grandes proporções. Já o uso do fogo em áreas urbanas é proibido o ano todo.
 
Repressão
 
A Polícia Militar comandará uma operação de presença ostensiva das agências de segurança no local e, se necessário, adotará medidas de repressão. As equipes da PM, Polícia Ambiental, Sesp e Sema sendo enviadas para apurar os fatos.
 
Por g1 MT
 
Colaborou:  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br    
Site www.brasilintegracao.com.br
feccebook  brasilpolicial@gmail.com
Em breve TVbrasilintegracaoWEB




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil