Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 08:27
03/08/2022 as 17:42 | Por Por G1 Sorocaba E Jundiaí |
PF faz operação contra crime de lavagem de capitais e tráfico internacional de drogas
Ação da PF ocorre em Cajamar e Santana do Parnaíba (SP) após quatro mandados expedidos pela 2ª Vara Federal de Jundiaí (SP).
Fotografo: Polícia Federal/Divulgação
Polícia Federal faz operação contra crime de lavagem de capitais e tráfico internacional de drogas

Uma operação da Polícia Federal investiga crimes de lavagem de capitais relacionados a tráfico internacional de drogas. A ação da PF na manhã desta terça ocorre em Cajamar e Santana de Parnaíba (SP) após quatro mandados expedidos pela 2ª Vara Federal de Jundiaí (SP).
 
A operação, batizada de "Blanched", começou após análises de informações fornecidas pelo COAF que apontaram para movimentação incomum de R$ 5,2 milhões, entre fevereiro de 2019 e fevereiro de 2020, em conta bancária na cidade de Cajamar.
 
Segundo a PF, os créditos realizados nessa conta eram feitos por empresas investigadas por não serem operacionais e abertas. Ainda conforme a PF, também com envolvimento de organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro e envolvimento com tráfico internacional de drogas.
 
As empresas no setor de cobrança, agenciamento, bebidas, administração imobiliária, comércio eletrônico e atacadista do setor de alimentos têm sedes nas cidades de São José dos Pinhais (PR), Colombo (PR) e Foz do Iguaçu (PR), além de Jundiaí.
 
A investigação também identificou que alguns dos sócios das empresas são beneficiários do auxílio-emergencial, "demonstrando absoluta incompatibilidade de renda com os valores movimentados".
 
"Até o presente estágio da investigação, não foram encontrados quaisquer registros ou documentos – como notas fiscais, por exemplo – que justifiquem os valores movimentados", informou a Polícia Federal.
 
"A importância da identificação dessas pessoas está no trabalho realizado pela Polícia Federal em desarticular o sistema financeiro paralelo que permite a movimentação e ocultação de dinheiro oriundo de crimes diversos, especialmente tráfico de drogas."
 
Se condenados, os investigados podem pegar até 10 anos de prisão pelo crime de ocultação de capitais. O material apreendido serão levado à Delegacia da PF em Campinas (SP). Segundo a PF, a operação foi nomeada de "Blanched" porque, em inglês, significa branqueado por lavagem.
 
Por g1 Sorocaba e Jundiaí
 
Colaborou:  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br    
Site www.brasilintegracao.com.br
feccebook  brasilpolicial@gmail.com
Em breve TVbrasilintegracaoWEB




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil