Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Sábado, 20 de Abril de 2024 - 00:01
22/06/2022 as 16:42 | Por Só Notícias |
PF interrompe atividades de 15 caminhões com madeira ilegal em operação em MT
As forças de segurança estão atuando na ação desde o início de junho, na repressão da extração de madeira e garimpos clandestinos em terras indígenas.
Fotografo: Divulgação
Sem Legenda

A Polícia Federal, em ação conjunta com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, interrompeu, hoje de madrugada, as atividades de 15 caminhões carregados de madeira, três tratores e três motos na terra indígena Aripuanã, na região da aldeia Taquaral, no âmbito da operação contínua Onipresente. As forças de segurança estão atuando na ação desde o início de junho, na repressão da extração de madeira e garimpos clandestinos em terras indígenas.
 
Esta é uma área extensa de desmatamento com estradas que vão de Aripuanã até Rondônia, dentro da terra indígena. Calcula-se que todos os dias saem dessa região de desmatamento pelo menos 10 caminhões carregados de toras de alto valor. Pela grande extensão a ser fiscalizada, as equipes conseguiram apenas hoje realizar o equivalente a 10 dias de trabalho.
 
Em dias anteriores, as equipes atuaram num garimpo no rio Roosevelt, onde foram inutilizadas seis balsas, um caminhão e três motos, em outro garimpo na terra indígena Aripuanã no ponto do Tamari, com inutilização de seis motores e uma pá carregadeira, bem como nas terras indígenas Kayabi, Kaiapó, Zoró, e Parque Nacional do Xingu.
 
Este ano já foi realizada uma operação na mesma localidade que havia desmantelado o garimpo e agora, a ação reprimiu a tentativa do retorno da atividade garimpeira. Esse ponto também foi alvo da operação Ato Reflexo que resultou na prisão de um servidor da Fundação Nacional do Índio e um cacique que recebia 20% de todo ouro extraído da terra indígena.
 
A escolha das localidades fiscalizadas foi feita através de monitoramento via satélite no sistema Planet que é capaz de detectar desmatamentos em áreas tão pequenas quanto um quintal de uma casa. Dessa forma, foi possível uma ação assertiva e eficiente.
 
Onipresente é uma operação contínua na qual atuam em conjunto a Polícia Federal e Ibama pertencente ao programa Guardiões do Bioma, do governo Federal.
 
Redação Só Notícias
 
Colaborou:  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br    
Site www.brasilintegracao.com.br
feccebook  brasilpolicial@gmail.com
Em breve TVbrasilintegracaoWEB




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil