Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 13:28
14/06/2022 as 15:20 | Por Gazeta Digital |
Polícia Federal desarticula exploração ilegal de ouro em garimpos de MT
A identidade dos alvos não foi revelada, mas sabe-se até o momento que a Justiça Federal ordenou o bloqueio de todos os veículos em nome dos investigados
Fotografo: Divulgação
Sem Legenda

Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (14) a Operação Via Áurea, que tem como objetivo cumprir 11 ordens judiciais contra uma organização criminosa, formada por pessoas e grupo de empresas, que atuam na compra de ouro extraído de garimpos ilegais em Mato Grosso. Foi autorizado ainda o bloqueio de R$ 9.6 milhões dos investigados.
 
De acordo com as informações, são 10 mandados de busca e apreensão, além de um de prisão sendo cumpridos em Cuiabá, Várzea Grande, Pontes e Lacerda, além das cidades de São José do Rio Preto e Catanduvas, em São Paulo.
 
A identidade dos alvos não foi revelada, mas sabe-se até o momento que a Justiça Federal ordenou o bloqueio de todos os veículos em nome dos investigados, além de valores que somam uma quantia de R$ 9.613.265,42.
 
Investigação
 
Segundo os policiais, a investigação começou quando a equipe apreendeu uma quantidade de 1.690 gramas de ouro, sem nova fiscal ou documento. Na ação, uma pessoa foi presa em flagrante pelo delito de transportar bem da União.
 
O ouro saiu de Pontes e Lacerda e tinha Cuiabá como destino final. Consta que o minério é extraído dos garimpos de terras indígenas existentes na região de Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade e Nova Lacerda.
 
Com base na prisão, foram identificados os demais integrantes do grupo criminoso, que de fato, financiavam a exploração ilegal e ainda causavam danos ao meio ambiente. Agora, com a nova prisão e apreensão de documentos e outros, a PF quer identificar novos envolvimentos e descapitalizar toda a organização criminosa.
 
Fonte: Gazeta digital
 
Colaborou:  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br    
Site www.brasilintegracao.com.br
feccebook  brasilpolicial@gmail.com
Em breve TVbrasilintegracaoWEB




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil