Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 20:25
18/05/2022 as 11:51 | Por Redação PP |
Sema alerta para golpe envolvendo venda ilegal de áreas no Parque Igarapés do Juruena
MPMT investiga o caso desde o ano passado. Área é de preservação ambiental.
Fotografo: (Foto: Divulgação)
Representantes do Governo de MT participaram de audiência no Norte de MT.

A Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) alerta a população sobre golpes envolvendo a falsa promessa de distribuição de áreas do Parque do Igarapés do Juruena, a 893 km de Cuiabá. O MPMT (Ministério Público de Mato Grosso) investiga o caso desde 2021.
 
Na terça-feira 17), integrantes da Sema participaram de uma audiência pública em Cotriguaçu, a 920 km da Capital, para avisar sobre os golpes aplicados na região.
 
O MPMT diz que abriu uma investigação no ano passado para apurar os relatos de que há uma associação induzindo as pessoas a acreditarem que existe uma área do parque que seria dividida entre os associados. Os interessados estariam pagando mensalidade para receber terras.
 
A Secretaria de Meio Ambiente afirma que a área não deixará de ser de preservação e a ocupação ilegal vai acarretar em responsabilização civil, administrativa e criminal para os envolvidos.
 
Além da Sema, participaram da audiência pública o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, e o presidente do Intermat (Instituto de Terras de Mato Grosso), Francisco Serafim, assim como o prefeito de Cotriguaçu, Olírio Oliveira dos Santos e outros políticos.
 
Parque Igarapés do Juruena
 
O parque estadual tem 227 mil hectares e é uma Unidade de Proteção Integral do Bioma Amazônia entre os municípios de Colniza e Cotriguaçu. Foi constituída em 2002 e possui um plano de manejo em vigor.
 
Conforme a Sema, o parque faz parte de um corredor de áreas protegidas, localizada entre terras indígenas.
 
Redação PP
 
Colaborou:  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br    
Site www.brasilintegracao.com.br
feccebook  brasilpolicial@gmail.com
Em breve TVbrasilintegracaoWEB




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil