Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 14:08
04/08/2022 as 11:42 | Por Prefeitura De Catriguaçu |
SMS oferece vacina meningocócica C para crianças de até 10 anos e profissionais da saúde
O comunicado ressalta, ainda, que a medida é necessária diante do cenário de baixas Prefeitura de Catriguaçu
Fotografo: Imagem Ilustrativa
Sem Legenda

A Prefeitura de Cotriguaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Coordenação de Imunização, disponibiliza a vacina contra a meningite C (Meningocócica C) para crianças de até 10 anos, não vacinadas anteriormente, e profissionais de saúde do município.
 
De acordo com o comunicado emitido pela Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) do Ministério da Saúde a adoção desta medida tem como objetivo aumentar a proteção contra a doença meningocócica, evitando a ocorrência de surtos da doença, hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos, em especial quando do retorno às aulas presenciais.
 
 O comunicado ressalta, ainda, que a medida é necessária diante do cenário de baixas coberturas vacinais, observadas a partir de 2016, situação que se agravou a partir de 2020 com a pandemia da covid-19, e a falta de atualização do Calendário de Vacinação.
 
CRIANÇAS ATÉ 10 ANOS
 
A CGPNI considera a necessidade de buscar as crianças e os adolescentes até 10 anos, 11 meses e 29 dias de idade, não vacinadas com a vacina meningocócica C (Conjugada), dada a relevância da vacinação neste grupo etário.
 
O imunizante meningocócico C (Conjugada) foi implantado na rotina de vacinação da criança em 2010. Esta vacina encontra-se disponibilizada no Calendário Nacional de Vacinação no esquema primário de duas doses, aos 3 e 5 meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade. As crianças que por algum motivo perderam a oportunidade de receber a vacina nas idades indicadas, poderão ser vacinadas nesta campanha.
 
PROFISSIONAIS DA SAÚDE
 
A vacinação dos trabalhadores da saúde contra o sorogrupo C, com esquema de uma dose, é recomendada pela CGPNI, considerando a gravidade e a letalidade da doença, independentemente da idade. A vacina não é recomendada para gestantes e lactantes.
 
ONDE SE VACINAR
 
Os imunizantes já estão disponíveis na sala de Vacina centralizada de segunda a sexta-feira das 7:30 às 18h00.
 
Prefeitura de Catriguaçu
 
Colaborou:  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br    
Site www.brasilintegracao.com.br
feccebook  brasilpolicial@gmail.com
Em breve TVbrasilintegracaoWEB




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil