Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 - 20:42
29/07/2021 as 17:51 | Por G1mt |
TRE vai fazer auditoria nas eleições suplementares para prefeito pela primeira vez em MT
durante as eleições suplementares em Acorizal, Matupá e Torixoréu acontecerão nesse domingo (1°).
Fotografo: Divulgação
Sem Legenda

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) vai realizar a votação paralela – procedimento que funciona como uma auditoria das urnas eletrônicas – durante as eleições suplementares em Acorizal, Matupá e Torixoréu acontecerão nesse domingo (1°).

Essa auditoria, segundo o TRE, é feita em todas as eleições gerais e municipais, no entanto, em Mato Grosso, é a primeira vez que será adotada em eleições suplementares municipais.

Todo o processo da votação paralela é transmitido, sem cortes e ao vivo, pelo canal do TRE-MT no YouTube. Nestas eleições suplementares, a TV Assembleia de Mato Grosso atuará como parceira na transmissão.

Votação paralela

O TRE-MT informou que nessa sexta-feira (30), às 9h, será sorteada duas urnas de cada município: Acorizal, Matupá e Torixoréu.

No entanto, apenas uma urna de cada cidade será utilizada na votação paralela, as outras três urnas serão auditadas nas seções eleitorais para a verificação da autenticidade e integridade dos sistemas nelas instalados.

O sorteio também será transmitido ao vivo pelo canal do TRE no YouTube.

De acordo com o Tribunal, as urnas sorteadas foram lacradas nesta semana, com a instalação de todos os sistemas eleitorais necessários e dados de eleição, como, por exemplo, informações dos candidatos e dos eleitores, por meio da cerimônia de geração mídia.

No dia da eleição, as três urnas serão utilizadas para votação. Servidores, que atuarão como eleitores, votam nos equipamentos no mesmo horário da votação oficial, que é das 7 às 17hs.

Todo voto é filmado na integra com captação da tela da urna. Ao término da votação, os votos são totalizados, e é possível demonstrar que o resultado fornecido pela leitura do card da urna condiz exatamente com o que foi inserido pelos eleitores.

Candidatos

Acorizal

Benancy Lemes da Silva (DEM)

Diego Ewerton Figueiredo Taques (PSD)

Matupá

Bruno Santos Mena (DEM)

Geraldo Gezoni Filho (PSB)

Marinilde Bernardi Dall Acqua (MDB)

Torixoréu

Jonnes Aurélio Franco Saggin (PL)

Thiago Timo Oliveira (PSB)

Fonte: g1mt

Colaborou:  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br    
Site www.brasilintegracao.com.br
feccebook  brasilpolicial@gmail.com
Em breve TVbrasilintegracaoWEB




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil