Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 15:14
27/02/2022 as 11:18 | Por Redação |
Ucrânia confirma negociação com a Rússia; milhares fogem do país
A confirmação veio após um telefonema entre os presidentes Volodymyr Zelensky e Aleksandr Lukashenko.
Fotografo: Divulgação/Ministério da Defesa da Ucrânia
Destruição nas ruas de Kiev capital da Ucrânia

A Ucrânia confirmou oficialmente neste domingo (27) que participará de negociações de paz com a Rússia em uma área próxima à fronteira com Belarus, em Pripyat. A confirmação veio após um telefonema entre os presidentes Volodymyr Zelensky e Aleksandr Lukashenko. Ucranianos fogem da guerra

A Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) informou que já são 370 mil os ucranianos que fugiram do país durante o ataque iniciado pela Rússia na última quinta e o número continua a aumentar hora após hora.

A maior parte dos cidadãos está se dirigindo para Polônia, nação com uma fronteira de cerca de 500 quilômetros de extensão. Na última atualização do governo de Varsóvia, eram 156 mil os ucranianos que entraram pelos postos de fronteira e, cerca de 90% deles, está indo para casas de amigos ou parentes.

A Polônia já abrigava cerca de 1,5 milhão de ucranianos que fugiram desde o fim do ano passado quando a tensão com os russos começou a se intensificar no campo diplomático.

A Hungria é o segundo país que mais recebe os cidadãos em fuga, com cerca de 71 mil pessoas cruzando sua fronteira desde a quinta-feira. Na sequência, a Romênia informou que recebeu cerca de 47 mil pessoas, mas que 22 mil já saíram do território em direção a outras nações.

Na Moldávia, chegaram 25 mil ucranianos . “Nesse dias escuros, nós estamos do lado dos cidadãos. A Moldávia vai ajudar aqueles que precisam apenas de trânsito por aqui ou de abrigo. Nós estamos com vocês, Ucrânia”, disse a premiê Natalia Gavrilita.

Além dos que fogem para outras nações, o chefe da Acnur, Filippo Grandi, informou que 160 mil pessoas fizeram um deslocamento interno para fugir dos conflitos. “O deslocamento na Ucrânia está crescendo, mas a situação militar no momento dificulta a estimativa de números e a entrega de ajuda humanitária”, acrescentou.

Itália e Brasil – Grupos de refugiados ucranianos chegaram à Itália entre a noite desde sábado (26) e a madrugada do domingo (27). Um deles chegou em um ônibus com cerca de 50 pessoas em Fernetti, a maioria de crianças e mulheres – já que os homens de 18 a 60 anos foram proibidos de deixar o país pela lei marcial.

O grupo foi recepcionado pelas forças de segurança, que fizeram o procedimento regular de entrada. Todos foram para casas de amigos ou parentes nas cidades de Brescia, Vicenza, Milão e Roma. Um outro ônibus com 40 ucranianos chegou em Piacenza.

Já um grupo de cerca de 30 brasileiros conseguiu fugir de Kiev neste sábado antes do toque de recolher e está em direção da fronteira com a Polônia. Porém, três brasileiros acabaram ficando para trás e precisaram permanecer no bunker do hotel Opera, onde se encontram também jornalistas e pessoas de diversas nacionalidades – incluindo italianos.

Kiev está sob toque de recolher desde às 17h do sábado, em medida que será encerrada apenas às 8h da segunda-feira (28).

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, voltou a afirmar neste sábado que “ninguém será deixado para trás” e que acionou os ministros para que os cidadãos consigam retornar para o Brasil em segurança.

 Na tarde do sábado, a Força Aérea Brasileira disponibilizou dois aviões cargueiros para ajudar a retirada dos brasileiros que fugiram da Ucrânia para países vizinhos. Porém, não há data de uma retirada ainda.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

Fonte: IG Mundo

Colaborou:  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br    
Site www.brasilintegracao.com.br
feccebook  brasilpolicial@gmail.com
Em breve TVbrasilintegracaoWEB




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil