Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Sábado, 15 de Junho de 2024 - 10:43
26/09/2022 as 12:46 | Por VALDEZ MONTERAZO |
VALDEZ MONTERAZO - Seus produtos e serviços são excelentes?
Ter um excelente produto não é garantia alguma de sucesso.
Fotografo: Imagem Pessoal
Sem Legenda

Se faça a seguinte pergunta: Excelência nos produtos ou serviços é um fator garantido para sucesso nos negócios? Se você disse que sim, sinto frustrá-lo. Ter um excelente produto não é garantia alguma de sucesso.
 
Entretanto, mesmo não sendo uma garantia, com certeza é um Pré-Requisito fundamental. Sendo bastante direto: a baixa percepção de qualidade na prestação de serviços ou nos produtos é uma receita quase certeira para o fracasso empresarial.
 
Uma situação que ilustra muito bem isso ocorreu com o CEO da fabricante de smartphones Samsung.
 
Após várias tentativas, reuniões, dados e ações para melhorar a qualidade dos aparelhos anos atrás, ele ainda não havia conseguido resolver os problemas crônicos que existiam.
 
Lee Kun-hee chamou então seus principais executivos e todos passara dias discutindo propostas para a melhoria na qualidade dos aparelhos em uma conferência.
 
O resultado, nada aconteceu.
 
O antigo CEO fez então algo drástico. Em sua principal fábrica na Coreia, chamou todos os colaboradores e os fez assistir enquanto ele destruía e queimava pilhas dos aparelhos sem qualidade.
 
Imagine a situação, centenas de colaboradores Coreanos chorando enquanto tratores e lanças chama destruíam os aparelhos.
 
Esse fato foi tão icônico que marcou uma transição na Samsung, que passou a produzir aparelhos de qualidade superior e hoje tem o maior Marketshare do mercado de smartphones.
 
Eu não te aconselho a tomar medidas tão radicais como as de Lee Kun-hee, principalmente em um pais com leis trabalhistas como o Brasil.
 
Entretanto, te convido a prestar atenção em três razões que podem te inspirar a perseguir a excelência em seus produtos e serviços.
 
Excelência e Sucesso
 
A busca pela excelente nos produtos e serviços pode te impulsionar a aperfeiçoar constantemente suas próprias habilidades e na gestão de sua empresa.
 
Reputação
 
O Marketing boca a boca ainda é o melhor que existe, e talvez, nunca deixe de ser.
 
No entanto, pessoas só recomendam produtos e serviços que superam as expectativas, ou seja, excelentes.
 
Construção de hábitos Empresariais.
 
A excelência não é um feito, e sim, um hábito – Aristóteles
 
Assim como já falava Aristóteles, a excelência nos produtos e serviços se constrói dia a dia, ter um foco específico nisso pode promover melhorias significativas ao longo do tempo.
 
Diante de tudo isso, você deve ter percebido que a construção da excelência não é algo espontâneo. Existe uma forma de fazer isso, é necessário medir a qualidade.
 
Você consegue imaginar quem são as pessoas ideias para nos ajudar a medir a qualidade? Se você respondeu os clientes, você está coberto de razão!
 
Pedir a opinião dos consumidores e aplicar melhorias contínuas nos produtos e serviços é o caminho para se construir a excelência de maneira contínua em sua organização.
 
Nesse sentido, é importante que você entenda um conceito fundamental: Nós somos constantemente avaliados pelos nossos consumidores e mentalmente somos posicionados diante da experiência que tiveram ao consumir seus produtos e serviços. Podemos classificar isso em 4 níveis.
 
1. Abaixo do esperado
 
É quando a experiência do consumidor não foi positiva, em geral, devido a problemas de qualidade, demora no atendimento, ou um mal atendimento.
 
2. Na média
 
É quando entregamos aquilo que prometemos e dentro do prazo.
 
3. Acima do esperado
 
É quando superamos as expectativas do cliente de alguma forma, entregando mais do que combinado, em um tempo menor ou oferecendo um atendimento excepcional.
 
4. Encantamento
 
Significa surpreender totalmente e oferecer uma experiência única de consumo.
 
Vale a pena comentar que a maior parte das empresas no Brasil entregam abaixo do esperado e quando estão na média, já acreditam que estão fazendo demais.
 
Um alerta para isso: Consumidores somente indicam produtos ou serviços quando sua experiência de consumo é acima do esperado ou ficam realmente encantados.
 
Por fim, mais do que tudo, a excelência é um compromisso conosco, com nossos clientes e com o mercado.
 
Cultivar uma cultura de excelência, assim como o caso da Samsung exemplificou, é o caminho para a melhoria constante, e ultimamente, aliado a boas estratégias, o sucesso nos negócios.
 
Valdez Monterazo é Coach Executivo, especializado em negócios, liderança e psicologia positiva. Tem cases de sucesso e promove resultados em diversos segmentos de pequenas e médias empresas. Saiba mais em: https://valdezmonterazo.com.br
 
Por DA REDAÇÃO
 
Colaborou:  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br    
Site www.brasilintegracao.com.br
feccebook  brasilpolicial@gmail.com
Em breve TVbrasilintegracaoWEB




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil