Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 23:53
06/07/2020 as 18:31 | Por Por A Tribuna |
Após prisão em Goiás: Suspeito de matar Valdir Farinha deve ser levado hoje para a “Mata Grande”
Delegado agradeceu o empenho dos investigadores da Delegacia Especializada para elucidar o caso
Fotografo: Foto: divulgação
Momento em que suspeito chegou à 1ª Delegacia de Polícia, de Rondonópolis

O homem suspeito de matar o presidente do Conselho Comunitário de Segurança da região central de Rondonópolis, o comerciante Valdir Farinha, em fevereiro deste ano, deve ser transferido para a Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa – Mata Grande, na manhã de hoje (18). Ele foi preso em cumprimento a um mandado de prisão temporária anteontem em Pirenópolis, Estado de Goiás, e transferido para Rondonópolis na tarde de ontem (17).

A prisão foi efetuada por investigadores da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), de Rondonópolis, com o apoio da Polícia Civil de Goiás. Foram quatro meses de investigações para chegar a prisão do suspeito de autoria do crime, com inúmeras diligências realizadas.

“Com a identificação ele foi reconhecido pela viúva da vítima, e então teve início a segunda etapa do trabalho, para a localização do suspeito”, explicou o delegado Vinícius Prezoto, da Derf Rondonópolis.

Preso, o homem se negou a apresentar sua versão dos fatos, alegando inocência. A polícia trabalha com a hipótese de latrocínio – roubo seguido de morte, por isso os fatos são apurados pela Especializada de Roubos e Furtos, e não pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

“Os indícios levantados durante a investigação levam a crer que ele foi até o local para praticar um roubo”, explicou o delegado.

Segundo apurado pela DERF, o homem estava em Pirenópolis, cidade em que sua mãe mora, e trabalhando como servente de pedreiro, sendo preso no momento em que atuava em uma construção.

Ele tem várias passagens pela polícia e, quando o latrocínio aconteceu, cumpria liberdade condicional por causa de um roubo. Como fugiu da cidade, parou de frequentar as audiências e, por isso, estava também com um mandado de prisão preventiva expedido.

A investigação ainda identificou outras pessoas que tiveram participação no caso, e que segundo o delegado, serão indiciadas ao final do inquérito policial, que ainda está em andamento.

No dia do crime, uma menor de idade foi apreendida e outras três pessoas presas pela Polícia Militar (PM), por suspeita de participação no caso.

Contudo, a investigação apontou que elas não tiveram participação no latrocínio, mas sim em um roubo de veículo ocorrido pouco antes nas proximidades de uma unidade de saúde de Rondonópolis, e, por esse crime, se encontram detidas.

Por fim, o delegado agradeceu o empenho dos investigadores da Delegacia Especializada para elucidar o caso, bem como dos policiais de Pirenópolis, que prestaram total apoio para que a prisão fosse efetuada.

O CRIME

Valdir Farinha morreu após ser abordado na porta de sua casa, no bairro Monte Líbano, por um indivíduo armado.

A vítima estava conversando na frente da residência com a esposa e um casal de amigos, quando Valdir percebeu o assalto e reagiu.

Ele foi baleado e morreu ainda no local, sendo que um amigo de Valdir também foi baleado e socorrido ao hospital.

Nascido em Penápolis (SP), Valdir chegou com os pais no ano de 1971, aos 11 anos, para residir em Rondonópolis.

Desde 1985 trabalhava com vendas avulsas de joias. Em 2009 entrou para o Conseg da área central de Rondonópolis, e assumiu como presidente em 2015. Também integrava a Federação dos Consegs de Mato Grosso e participava ativamente das reuniões da Coordenadoria de Polícia Comunitária da Sesp-MT, além das comissões que discutiam a criação de conselhos e outros assuntos pertinentes. Ele tinha 60 anos de idade, deixou esposa, três filhos e três netos.

 
FONTE: Patrícia Cacheffo | Da reportagem

Colaboração Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
Cuiabá e Municípios da Grande Baixada Cuiabana.
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br
Site www.brasilintegracao.com.br




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil