Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 07:51
02/07/2020 as 10:53 | Por Edinaldo E Diego |
Estado declara ocupação total de UTIs e Nova Mutum aumenta medidas de enfrentamento da pandemia
Um novo decreto será publicado nesta terça-feira, 30, com as novas diretrizes.
Fotografo: assessoria
Sem Legenda

A Prefeitura de Nova Mutum anunciou, no final da manhã desta segunda-feira, 29, o enrijecimento das regras de combate ao covid-19. As novas medidas, que passam a vigorar a partir dessa terça-feira, 30, foram tomadas após reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Novo Coronavírus.

Um novo decreto será publicado nesta terça-feira, com as novas diretrizes.

Estas novas ações definidas pelo Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus atendem a notificação feita pelo Ministério Público Estadual à todas as prefeituras que compõe o Consorcio Intermunicipal Vale do Teles Pires.

Como declarou em entrevista na última semana, o prefeito Adriano Pivetta defende o equilíbrio entre saúde e economia para evitar o fechamento total do comércio, através de possível decisão judicial.

"Estamos trabalhando para que haja um menor impacto na atividade comercial, visto que medidas mais duras afetam a todos.

Estou muito preocupado com os empregos e quero fazer o que for possível para evitarmos possíveis demissões, por isso, mais uma vez peço a todos que façam sua parte. Se todos cumprirem as medidas é possível sairmos dessa situação delicada", afirmou.

Ao pedir para que as pessoas evitem aglomerações, Adriano Pivetta conclamou a população mutuense a refletirem sobre o momento que o Brasil está passando.

"Quero pedir a cada mutuense que, por favor, parem de se reunir, evitem aglomerações, festas familiares, encontros de amigos, esse momento requer que ficar em casa, em isolamento social.

Essa doença mata, já perdemos nove pessoas da nossa cidade. É necessário que cada cidadão assuma a sua responsabilidade e compreenda a gravidade da situação", cita.

O promotor de Justiça, Henrique de Carvalho Pugliese sustentou as recomendações com base na atual situação de ocupação dos leitos de UTI e enfermarias destinadas exclusivamente para o covid-19.

Segundo ele, não há mais leitos disponíveis e a situação é crítica. "O Ministério Público notificou as prefeituras para que adotem medidas mais rígidas a fim de evitar o lockdown.

Para que isso não aconteça fizemos essa notificação recomendatória. Essas novas medidas são o mínimo que podemos fazer para tentar segurar essa crescente de casos.

Vamos nos envolver nesta causa, precisamos de todos, caso contrário precisaremos ser mais duros visando sempre garantir a vida", comenta.

Ao citar que a saúde em Mato Grosso beira um colapso, a secretaria de Saúde, Anke Schwabe definiu o momento com limite. "Não há mais vagas de UTIs e precisamos imediatamente adotar medidas para que essa curva de crescimento seja achatada.

Estamos fazendo tudo o que podemos para salvar vidas, infelizmente já perdemos nove pessoas e tememos que mais vidas possam ser ceifada com esse vírus.

Essa é uma situação que não depende somente do poder público, as pessoas precisam aderir ou teremos uma situação caótica", afirma.

Fonte: Edinaldo Nogueira e Diego Weber – Assessoria

Colaboração Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
Cuiabá e Municípios da Grande Baixada Cuiabana.
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br
Site www.brasilintegracao.com.br




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil