Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 11:52
19/06/2019 as 09:08:26 | Por G1 Petrolina |
Justiça afasta o prefeito e a secretária de finanças do município de Cedro, PE
Antônio Inocêncio Leite e a filha dele, Andrezza Saraiva Leite, foram afastados após decisão do TRF-5
Fotografo: PF / Divulgação
Prefeito de Cedro-PE, Antônio Inocêncio Leite, é afastado do cargo

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) determinou o afastamento das funções do prefeito do município de Cedro, no Sertão de Pernambuco, Antônio Inocêncio Leite. A decisão foi cumprida na quinta-feira (18), pela Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro. A Secretária de Finanças do município e filha do então gestor da cidade, Andrezza Saraiva Leite, também foi afastada do cargo.
 
De acordo com informações da Polícia Federal, o vice-prefeito e o presidente da Câmara de Vereadores do município foram informados sobre o afastamento. Conforme a determinação, Antônio Inocêncio Leite e Andrezza Saraiva Leite, além de outros investigados, ficam proibidos de ter acesso às dependências da Prefeitura.
 
A decisão foi determinada em decorrência da Operação Chofer, realizada pela PF, que investiga desvio de recursos através de empresas de fachada. As investigações sobre o caso estão sendo realizadas pelos policiais com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU).
 
Em nota, Antônio Inocêncio Leite se manifestou sobre o afastamento das funções de prefeito. "Recebi a decisão com tranquilidade e, de forma serena , apresentarei defesas para o restabelecimento das minhas funções de prefeito, pois a vontade popular ao me eleger não está contemplada momentaneamente, mas também é um momento de firmeza, de fé em Deus e de seguir na luta em busca de dias melhores", escreveu. (Confira a íntegra da nota no final da matéria)
 
 
Operação Chofer
A Polícia Federal realizou a ‘Operação Chofer’ na Prefeitura de Cedro. Um desvio de recursos públicos e irregularidades em contratações por parte da prefeitura foi identificado. Segundo a polícia, o prefeito Antonio Inocêncio Leite utilizava de ‘laranjas’ para vencer procedimentos licitatórios e/ou dispensá-los indevidamente. Desta forma, ele fazia apropriação de recursos públicos sem a prestação dos serviços e/ou fornecimento dos produtos.
 
No dia 15 de maio, cinco medidas cautelares de busca e apreensão foram realizadas por 21 policiais federais. Na residência do prefeito houve apreensão de aproximadamente R$ 45 mil em espécie e R$160 mil em cheques, além um veículo, uma pistola com registro vencido, celular e mídias. Na Prefeitura e nas empresas foram apreendidos processos licitatórios e outros documentos referente a investigação. Em depoimento na delegacia de Polícia Federal em Salgueiro, o prefeito negou todas as acusações.
 
Nota de Antônio Inocêncio Leite
Amigos e amigas cedrenses,
 
Venho tornar público que neste dia 18/06/2019, fui notificado, através de uma decisão monocrática do Desembargador Cid Marconi do TRF5, que deferiu um pedido de afastamento provisório do cargo de prefeito deste município.
 
Recebi a decisão com tranquilidade e, de forma serena , apresentarei defesas para o restabelecimento das minhas funções de prefeito, pois a vontade popular ao me eleger não está contemplada momentaneamente, mas também é um momento de firmeza, de fé em Deus e de seguir na luta em busca de dias melhores.
 
 
Aproveito para externar que essa minha postura tranquila vem do fato de que t enho certeza de minha inocência, assim como entendo que a população também está ciente de que nossa administração está trabalhando para o bem do nosso município, como as manifestações de apoio e carinho que tenho recebido comprovam.
 
Neste momento o meu vice-prefeito João Quental seguirá com essa missão de seguir o nosso trabalho, na qualidade de prefeito, até julgamento de recurso apresentado pela defesa.
 
Por fim, reitero nossa fé em Deus e na certeza de que a Justiça será restabelecida ao seu tempo, agradeço a todos aqueles que acreditam no nosso trabalho.




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil