Fotografo: Christiano Antonucci
...
O comandante-geral da PM, coronel Assis, destacou a importância do crescimento profissional para os membros da corporação

A Polícia Militar de Mato Grosso comemorou 184 anos na noite desta quinta-feira (05.09) reconhecendo e homenageando membros da corporação e da sociedade. Com a presença do governador Mauro Mendes, da primeira-dama Virginia Mendes, do ministro da Educação, Abraham Weintraub, autoridades e cerca de duas mil pessoas, a celebração foi conduzida pelo comandante-geral da PM, coronel Jonildo José Assis.
 
Realizada no Quartel do Comando Geral da PM, a programação contou com as tradicionais promoções e entrega de comendas, além de desfiles dos batalhões, unidades especializadas e dos alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). Tudo acompanhado pela banda da PM.
 
O governador Mauro Mendes foi homenageado com a condecoração da Ordem Homens do Mato – Grau Gran Cruz, acompanhado pela primeira-dama, Virginia Mendes, condecorada com a Ordem Homens do Mato - Grau Cavaleiro.
 
Em sua fala, Mendes destacou o trabalho de cada um dos 7,5 mil policiais militares que honram suas fardas salvando e protegendo o cidadão mato-grossense. Ele afirmou que as promoções representam o reconhecimento e orgulho ao trabalho de cada militar, que dedica a vida profissional em cuidar de toda sociedade.
 
“A PM é uma instituição séria e precisa ser reconhecida. Os homenageados são dignos da honraria. Precisamos construir uma sociedade mais segura e, para isso, é preciso que cada cidadão faça a sua parte. Venho acompanhando as operações realizadas em todo o Estado e reconhecer o trabalho desses valorosos homens e mulheres que combatem diuturnamente é uma honra”.
 
O ministro da Educação frisou que a PM é o termômetro do combate a criminalidade. “O trabalho dos policiais militares é a última fronteira. Precisamos valorizar o amor ao país e estimular a sociedade de bem”.
 
Em sua explanação, o comandante-geral da PM destacou todos os parceiros e reconheceu o trabalho realizado junto à Secretaria Estadual de Educação, referente às escolas militares.
 
Em particular, Assis agradeceu o empenho da secretária Marioneid Kliemaschewsk pela sinergia nos trabalhos realizados, assim como as capacitações realizadas por meio da Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade do Estado de Mato Grosso e Instituto Federal de Mato Grosso.
 
“Os policiais militares têm a missão de combater o crime. Somos um instrumento de organização social que luta diariamente para que cada cidadão tenha paz”, definiu o coronel. “Fazer o bem e o correto não é uma escolha, mas sim, um compromisso de cada cidadão. Mostramos o orgulho de ser brasileiro e do esforço individual e coletivo”, completou.
 
Em relação às promoções, o comandante destacou a importância do crescimento profissional, que viabiliza a oxigenação dos quadros e fortalece as atitudes de cada promovido.
 
“Cada militar tem consciência da grande responsabilidade que assume, por meio da experiência individual. O aniversário da corporação vem selar o esforço em executar de maneira exemplar sua missão, pois somos policiais militares em tempo integral".
 
Na ocasião, oito tenentes-coronéis receberam a espada da corporação que simboliza a posição hierárquica no último posto da instituição, se tornando coronéis.
 
A celebração fechou com o desfile das crianças, filhos, netos e sobrinhos dos policiais militares. Entre elas, a filha do governador e da primeira-dama, Maria Luiza Taveira Mendes, de quatro anos. Foi a primeira vez que um filho de governador participa do desfile. A música infantil ‘Marcha Soldado’, embalou os pequeninos, que ainda bateram continência junto às autoridades presentes.
 
Participaram da solenidade vereadores, deputados estaduais e federais, secretários de Estado e familiares dos policiais.