Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 10:17
13/04/2021 as 16:30 | Por Poder360 |
Marco Aurélio dá 15 dias para Bolsonaro explicar frase sobre Forças Armadas
Na ocasião, o presidente disse a apoiadores que estes poderiam contar com os militares “pela democracia e pela liberdade”
Fotografo: © Sérgio Lima/Poder360
O ministro Marco Aurélio Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal) assinou o despacho pedindo explicações no dia 8 de abril

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello deu 15 dias para que o presidente Jair Bolsonaro envie explicações sobre sua declaração em 21 de março de 2021 sobre o uso das Forças Armadas.

Na ocasião, o presidente disse a apoiadores que estes poderiam contar com os militares “pela democracia e pela liberdade”, pouco depois de criticar governadores que impunham medidas de restrição para conter a propagação do coronavírus.

No despacho,  Marco Aurélio explica que a explicação não é obrigatória – “notifiquem o requerido [Bolsonaro] para, querendo, apresentar manifestação no prazo de 15 dias”, escreveu o ministro.

O documento foi assinado na última quinta-feira.O ministro Marco Aurélio Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal) assinou o despacho pedindo explicações no dia 8 de abril


A fala de Bolsonaro foi em 21 de março. Ele falava sobre as medidas de restrições impostas por governadores para tentar conter a pandemia nos Estados.

“Alguns tiranetes, ou tiranos, tolhem a liberdade de muitos de vocês. Pode ter certeza que nosso Exército é o verde oliva, e é vocês também.

Contem com as Forças Armadas pela democracia e pela liberdade. E contem com o povo também”.

O presidente conversava com apoiadores que tinham ido ao Palácio do Alvorada lhe dar parabéns pelos seus 66 anos.

Bolsonaro ainda afirmou que os governadores estavam “esticando a corda“. E completou: “Faço qualquer coisa pelo meu povo.

Esse qualquer coisa é o que está na nossa Constituição, nossa democracia e nosso direito de ir e vir.”

O pedido de explicações pelo STF foi uma resposta a uma ação do deputado Elias Vaz de Andrade (PSB-GO). O congressista pediu que Bolsonaro explicasse o motivo de estimular uma possível interferência das Forças Armadas.

A ação movida por Elias Vaz é uma interpelação judicial. Isso significa que, antes de iniciar uma ação penal, é preciso dar ao acusado o direito de explicar suas falas ou ações. Depois de passado o prazo, a ação pode ter continuidade.

Texto:  Poder360

Colaborou:  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br    
Site www.brasilintegracao.com.br
feccebook  brasilpolicial@gmail.com
Em breve TVbrasilintegracaoWEB




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil