Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Sábado, 27 de Abril de 2024 - 00:38
30/09/2020 as 11:00 | Por Por Pedro Couto |
RISCO PARA SAÚDE - Instituto alerta para calor extremo e risco de morte em Cuiabá
Novos recordes históricos de calor entre hoje e sexta com registros superiores a 44°C
Fotografo: Foto: Pedro Couto/ TV CIDADE RECORD
Alta temperatura em Cuiabá

O Instituto de Meteorologia MetSul emitiu um alerta na noite desta terça-feira quanto a onda de calor extremo na região metropolitana de Cuiabá e os riscos para a saúde.

Os especialistas preveem novos recordes históricos de calor entre hoje e sexta com registros superiores a 44°c. O calor intenso, a baixa umidade do ar e a fumaça criam um ambiente perigoso a saúde.

“O risco de emergências relacionadas ao calor é especialmente alto para idosos, animais de estimação e pessoas com doenças crônicas, mas a exposição ao tempo excessivamente quente de forma prolongada pode aumentar a temperatura de qualquer pessoa, levando à desidratação, exaustão pelo calor ou até mesmo insolação, que pode levar à insuficiência cerebral, cardíaca ou renal, e danos aos tecidos”, traz o alerta pedindo para que as pessoas bebam muita água e evitem sair ao sol e que procurem o médico assim que sentir náuseas, vertigens e confusão mental.

O calor, segundo o MetSul, é resultado de uma bolha de ar seco e quente que esta sobre a região criando um cenário “extraordinário” de calor.

“Trata-se de uma gigante bolha de ar quente, uma cúpula de calor ou “heat dome” em Inglês, em que uma área de alta pressão em altitude gera movimentos de subsidência (descendente) na atmosfera com calor extremo e tempo muito seco.

A forte estiagem com baixa disponibilidade de umidade no solo acaba agravando a situação e cria-se um mecanismo de feedback em que o tempo seco agrava o calor e o calor agrava o tempo seco, gerando ainda maior evapotranspiração”, traz o alerta.

Fonte: Por Pedro Couto/Agora MT

Cooperador  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
Cuiabá e Municípios da Grande Baixada Cuiabana.
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br
Site www.brasilintegracao.com.br




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil