Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Sábado, 27 de Abril de 2024 - 01:59
02/06/2020 as 17:38 | Por Da Redação Com Assessoria |
Sobe para 14 o número de casos de covid-19 na ALMT
O Poder Legislativo só deve retornar ao expediente normal em 8 de junho
Fotografo: Fablício Rodrigues/ALMT
Sem Legenda

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) confirmou, na tarde desta segunda-feira, mais um caso de covid-19 na sede do Poder Legislativo, em Cuiabá. Dessa vez é uma servidora do gabinete da deputada Janaína Riva (MDB).

Agora são 13 servidores e um parlamentar, o deputado Paulo Araújo (PP), contaminados pelo novo coronavírus na Casa. Araújo está recuperado e participando das sessões virtuais desde a semana passada.  

Os servidores contaminados pela covid-19 são monitorados diariamente pelos profissionais da área da saúde lotados no ambulatório.

O expediente na ALMT está suspenso desde do dia 14 de maio quando os quatro primeiros casos foram confirmados. Em menos de uma semana, o número de contaminados dobrou e agora está sob controle, segundo a Secretaria de Comunicação.

Os casos surgiram nos locais onde as pessoas tiveram maior contato: nos gabinetes dos deputados Paulo Araújo, Carlos Avallone, Janaína Riva, da Presidência, Secretaria de Comunicação, Núcleos Ambiental, Social e Econômico, setor de Contratos e de Engenharia, respectivamente. Mais de 200 testes foram feitos por servidores e parlamentares.

Sessão Virtual

A Mesa Diretora mantém o atendimento ao público externo reduzido e o regime de trabalho remoto dos servidores. O retorno ao expediente normal está previsto para a próxima segunda-feira (8).  

O prazo pode ser novamente prorrogado, de acordo com a evolução das condições sanitárias e casos registrados.

A Assembleia mantém presencialmente apenas as atividades estritamente essenciais para o funcionamento do Parlamento.

O horário do expediente durante a semana, foi alterado e está sendo feito das 8h às 14h. A exceção é para as quartas-feiras, dia em que são realizadas as sessões plenárias. Nesse dia, o expediente começa às 8h e vai até as 12h e, à tarde, das 13h até as 18h.

As atividades realizadas em Plenário ocorrerão através do Sistema de Deliberação Remota instituído pela Resolução nº 6.719/2020.

Essa medida excepcional e destinada a viabilizar o funcionamento do Plenário durante o período da pandemia do novo coronavírus.

A resolução mantém ainda as atividades das sessões plenárias ordinárias e extraordinárias, as reuniões da Mesa Diretora, das lideranças partidárias e das comissões permanentes e temporárias.

O acesso à Casa está restrito aos deputados e servidores ao Plenário. De acordo com a resolução 31/2020, é permitida a entrada do presidente da Assembleia Legislativa, que será secretariado pelos 1º e 2º secretários ou por parlamentares designados para tal incumbência e até mais um parlamentar a ser convocado.

As proposições serão remetidas ao e-mail protocoloplenario@al.mt.gov.br.

Enquanto isso, o acesso às salas das comissões permanentes será exclusivamente do presidente da comissão ou o seu respectivo substituto, o consultor e os servidores responsáveis pelos sistemas de informática, áudio e vídeo, devendo os demais membros utilizarem a plataforma digital ou sistema equivalente.

De acordo com a resolução, apenas dois servidores terão acesso a cada um dos 23 gabinetes. Já nos gabinetes da presidência, da secretaria de Serviços Legislativos, da secretaria Parlamentar da Mesa Diretora, dos núcleos de Comissões Permanentes e da coordenadoria de Segurança Militar, serão autorizados o ingresso de servidores em quantidade essencial para o efetivo desempenho das atividades.

Casos em MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) confirmou até a tarde de ontem, 2.636 casos e 67 óbitos pro covid-19 no Estado.

As últimas quatro mortes envolveram residentes de Acorizal, Barra do Garças, Cuiabá e Rondonópolis. A capital e Varzea Grande são o epicentro do novo coronavírus com 795 e 257 pessoas com covid-19, respectivamente.

Fonte: da Redação com assessoria/AL

Colaboração Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
Cuiabá e Municípios da Grande Baixada Cuiabana.
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br
Site www.brasilintegracao.com.br




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil