Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 10:57
27/07/2022 as 06:01:00 | Por Jornal Da Cidade Online |
Como anfitrião de grande encontro com ministros da Defesa,General Paulo Sérgio dá aula de democracia
A abertura ocorreu nesta terça-feira (26/7), em Brasília (DF), com a presença do ministro da Defesa brasileira, general Paulo Sérgio Nogueira.
Fotografo: Agência Senado
General Paulo Sérgio

Brasília recebe nesta semana, entre 25 e 29 de julho, a XV Conferência de Ministros da Defesa das Américas (XV CMDA), fórum que reúne os países do continente no setor de defesa e segurança.
 
A abertura ocorreu nesta terça-feira (26/7), em Brasília (DF), com a presença do ministro da Defesa brasileira, general Paulo Sérgio Nogueira. Na programação, está prevista a apresentação dos resultados das discussões dos Grupos de Trabalho (GTs) realizados no decorrer deste biênio: ciberdefesa e ciberespaço; mulher, paz e segurança; e cooperação em assistência humanitária e socorro em casos de desastre.
 
O Brasil, anfitrião do evento, propôs ainda a discussão sobre o papel das Forças Armadas frente a fluxos migratórios. O Exército coordena a Operação Acolhida, que recebe refugiados venezuelanos em Roraima.
 
Todos os militares que representam o Brasil no evento afirmaram que reconhecem o papel das forças de segurança na proteção da democracia e da soberania, respeitando as leis de suas próprias nações.
 
O General Paulo Sérgio deu uma aula de democracia:
 
"Importantes reuniões bilaterais [vão ocorrer no evento] para tratar tête-à-tête aquilo que nossas nações almejam, que são a paz mundial, a nossa soberania, a manutenção da nossa democracia.
 
Enfim, objetivos tão bem traçados na nossa conferência de ministros de defesa das Américas".
CHILE
 
Eu gostaria muito de saber a posição da nova Ministra da Defesa do Chile, Maya Fernandez Allende, que, além de ser neta do presidente deposto (e assassinado) Salvador Allende, é veterinária... Isso mesmo!
 
Como isso a qualifica para lidar com situações complexas envolvendo segurança nacional, terrorismo, narcotráfico internacional e conflitos fronteiriços? Só o jovem presidente socialista do chile Gabriel Boric pode explicar.
 
Sua nomeação foi um gesto de lacração em cima dos militares chilenos: ‘vocês serão comandados pela neta do presidente que as forças armadas depuseram’ – mas isso foi em 1973.
 
A maioria dos oficiais chilenos não haviam nascido ou eram crianças pequenas à época.
 
 
Eduardo Negrão
Consultor político e autor de "Terrorismo Global" e "México pecado ao sul do Rio Grande" ambos pela Scortecci Editora.
 
 
Jornal da Cidade Online




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil